Como está a tua Bateria Social? (Parte2) – Impacto Profissional do Eu, Nós, Todos

Como está a tua Bateria Social? (Parte2) – Impacto Profissional do Eu, Nós, Todos

Como está a tua Bateria Social? (Parte2) – Impacto Profissional do Eu, Nós, Todos

800 800 Hugo Gonçalves

Seja cortês com todos, sociável com muitos, íntimo de alguns, amigo de poucos e inimigo de nenhum

BENJAMIN FRANKLIN

BATERIA SOCIAL PROFISSIONAL – Estratégias para o Eu (Self), Nós (Equipas), Todos (Organização)

Na cidade do Porto, existem alguns recantos que, para além da sua beleza inata, são também metáforas de alguns dos temas e reflexões que vou fazendo aqui pelo blog.

Existe uma zona específica na Foz Velha que eu aprecio muito, onde o jardim do Passeio Alegre se interliga com a zona da Cantareira e nessa ligação existe uma plataforma/cais, onde para além de ser um dos melhores solários urbanos que conheço ?, existe um ótimo miradouro – vemos o pequeno estuário do rio e da ligação com o mar e basta virar a cabeça e temos a parte mais interior, constituída pelo pedaço da cidade que acompanha o rio e com a ponte Arrábida em fundo.

O tema da Bateria Social Profissional surgiu, tal como expliquei na primeira parte do artigo, porque nas últimas semanas dei por mim com dificuldades em manter os meus níveis adequados dessa mesma bateria e do meu Slow Work e Slow Living.

E durante um dos passeios que dei por essa zona nessas semanas, uma noite reparei nos vários fluxos de carros que percorriam a ponte Arrábida, criando feixes de luzes espantosamente sincronizadas, mas com velocidades diferentes.

A visão só por si foi hipnótica, mas ao olhar para ali veio-me à ideia que de facto a bateria social profissional associada às atividades, fluxos, processos, tarefas dos profissionais nas organizações funciona de forma análoga a essa visão:

  • Caminhos ou processos definidos – a ponte em si mesmo;
  • Faixas diferentes conforme ritmos, prioridades, urgências, objetivos e resultados;
  • Critérios para que diferentes velocidades possam existir ao mesmo tempo que se mantem o fluxo e não existam choques.

Acredito que para quase tudo na nossa vida temos Círculos de Soberania – depende de mim, Círculos de Influência – posso influenciar, e Círculos de Alinhamento – posso alinhar com ou consensualizar. E é sobre como podemos reconhecer e utilizar esses círculos como Indivíduos, Equipas e Organização no âmbito da bateria social profissional, que aqui partilho contigo algumas estratégias.

OS PROFISSIONAIS (EU)

Assim como os nossos portáteis e telefones necessitam de serem carregados de forma regular e com energia e equipamentos adequados, a tua bateria social profissional precisa ser reabastecida com a energia correta para ti, para poderes de forma equilibrada e eficaz, seres quem és ao mesmo tempo que manifestas os teus recursos, experiência, habilidades e ideias no teu trabalho.

Para isso, pode ser interessante levares em conta algumas destas reflexões e estratégias:

DESENVOLVER O AUTOCONHECIMENTO

Como gastas e recarregas a tua energia? Isto está claro em ti?

Começa por desenvolver a autoconsciência em torno dos teus níveis de energia social. Presta atenção à forma como te sentes nas várias dimensões individuais e colaborativas das tuas interações profissionais. Avalia em que contextos e ações utilizas o teu tempo – reuniões, conversas, colaboração em projetos, sessões de brainstorming, execução de tarefas. Pensa em pessoas, situações e eventos. Como impactam os teus níveis de energia?

Avalia e monitoriza regularmente a tua bateria social profissional para compreender os teus limites. E presta atenção ao tempo que demora a recarregar quando sentes que a tua energia está esgotada.

DEFINIR OS TEUS MÉTODOS DE CARGA/RECARGA

Como todos funcionamos de forma diferentes, é importante também experimentar várias estratégias.

Para algumas pessoas o melhor é tempo de “inatividade individual”, como ler, um hobby, desporto ou estar na natureza. Para outros, é passar algum tempo com algumas/muitas pessoas com quem estão muito confortáveis e familiarizados.

Começa a prestar atenção ao que funciona melhor para ti e abre-te a novas formas e experiências para adicionares à tua caixa de ferramentas de recarga.

EXERCER A PRESENÇA + HUMILDADE

Presença aqui significa assumires o perfil da tua bateria social profissional e poderes utilizá-la como potenciador dos teus recursos e contribuição profissional e expressares a tua necessidade de mais espaço ou mais interação, conforme o que melhor funciona para ti.

A Humildade vem do facto de todos sermos diferentes e que existe sempre um certo nível de adaptação que conseguimos acomodar, para quase todas as situações.

Estou a falar de poderes ires molhando o pé em outras manifestações da interação social, seja em que direção for. Questões abertas, escuta ativa, adaptação de ritmos de comunicação, empatia, reconhecer quais os nossos fatores DISC e como estes “mexem” com a interação com os outros são algumas estratégias que podem ser utilizadas.

DEFINIR OS TEUS CRITÉRIOS E LIMITES

Definir limites é essencial para recarregar a bateria social profissional. Pensa em todas as reuniões e eventos para os quais és convidado. Reflete sobre todas as situações onde te faria sentido trabalhar de forma mais colaborativa, em vez de estares mais no teu canto.

Não saber dizer Não é um dos 4 fatores mais impactantes na produtividade profissional. Isto tem raízes na nossa parte emocional e claro na forma como funciona a nossa bateria social.

Além disso, e conforme o teu perfil seja mais introvertido, extrovertido ou ambivertido, é importante que marques reuniões contigo própri@ e/ou definas espaços regulares de colaboração e troca de ideias e experiências.

O DESCANSO FAZ PARTE DA PERFORMANCE

Durante o dia de trabalho, agenda pequenas pausas entre reuniões ou utiliza interações sociais para recarregar. Usa esse tempo para te envolveres em atividades regeneradoras ou energizadoras, como exercícios de respiração consciente, apanhar ar ou fazer uma curta caminhada ao ar livre. Normalmente sou visto a vaguear pelos jardins e áreas exteriores das empresas clientes nos intervalos e na hora de almoço. ?

ESTÁ! AQUI! AGORA!

Incorpora momentos de atenção plena na tua rotina de trabalho. Antes de reuniões ou conversas importantes, reserva alguns momentos para te centrares e concentrares na respiração e rever os tópicos ou assuntos mais críticos. Dedica tempo a poderes planear conversas, feedbacks, execução de tarefas e reflexão sobre pontos de situação.

QUAL É A TUA REDE?

Recarregar a bateria social profissional nem sempre significa estar sozinho. Passar tempo com pessoas que gostas e confias pode realmente recarregar a tua energia.

Cultivar relacionamentos com colegas que, tendo mais ou menos a ver contigo, te vejam como tu és e respeitem a tua energia é muito fixe ?. Por exemplo tomar um café com um rosto amigável depois de uma reunião particularmente desgastante pode fazer milagres.

CRIAR O BUDGET PARA A TUA BATERIA SOCIAL

Se sabes que vais ter eventos, atividades muito agitadas ou uma semana profissional particularmente intensa, é importante planeares isso e definires o budget de bateria social profissional que cada um desses momentos necessita. Joga na antecipação e preparara-te para a exigência desses momentos e define quais os contra presos – atividades de regeneração da tua bateria social – que independentemente do teu perfil, são importantes de existir para que possas compensar essa taxa de esforço.

AS EQUIPAS (NÓS)


As Equipas são as novas organizações
. Que cada elemento de uma equipa possa reconhecer, respeitar e adaptar-se à bateria social dos seus colegas é uma diferenciação crucial.

Assim, dimensões e questões como:

  • valores comuns de uma equipa,
  • a utilização de ferramentas, cerimónias e artefactos,
  • para refletir, explorar, imaginar, decidir, distribuir tarefas, executar, acompanhar o progresso e avaliar quais as lições aprendidas,

são abordagens que, como são baseadas na facilitação, no foco nas pessoas, no trabalhar simultâneo de ideias e possibilidade (divergência) e na decisão, prioridades e execução (convergência), permitem criar uma espécie de nivelamento entre as várias energias sociais.

Abordagens como a Engenharia Organizacional, Coaching, Design Thinking, Agile, Management 3.0 e Liberating Structures de facto funcionam nesse sentido e potenciam/integram as baterias sociais.

Não apenas pelos resultados e transformações que levam a melhores produtos, serviços e formas de trabalhar. Mas também porque proporcionam de uma forma super orgânica, mas eficaz, uma participação individual independentemente de qual o registo da pessoa e formas ágeis de processar colaborativamente todos esses contributos e alinhá-los com o tema ou objetivos em questão.

 

A ORGANIZAÇÃO (TODOS)

A forma como as organizações estão organizadas – processos e cultura – realçam e estão mais adaptados para os perfis mais extrovertidos.

Mas é importante reconhecer que nem todos prosperam nesses ambientes. Para criar um ambiente de trabalho verdadeiramente inclusivo e solidário, é essencial reconhecer e respeitar as diversas necessidades de energia social das Pessoas que os líderes, managers e a organização em si lideram, gerem e desenvolvem.

Então, aqui estão algumas estratégias para criar um ambiente que apoie e acomoda diversos níveis de energia social:

FALAR SOBRE AS NECESSIDADES SOCIAIS DAS PESSOAS

Ainda existe muita iliteracia organizacional. Ponto. Ainda outro dia estive numa reunião onde um dos principais pontos de um possível projeto era criar consciência para um grupo de gestores mais operacionais de qual o ecossistema que realmente materializa a forma como a sua organização funcional.

Então, neste ponto também me faz sentido que os líderes, managers, a organização como um todo possam incentivar uma partilha aberta e honesta entre os membros da equipa sobre as suas (próprias) necessidades de energia social, criando um espaço seguro para isso.

EDUCAR AS EQUIPAS E PROFISSIONAIS SOBRE BATERIAS SOCIAIS, INTROVERSÃO, EXTROVERSÃO, AMBIVERSÃO

Muitas pessoas acreditam que o que define um introvertido ou extrovertido é o quão amigável e expansivo ela ou ele é. Quando eu explico que é realmente sobre como uma pessoa ganha e gasta energia – muitas vezes é um conceito totalmente alienígena – isso causa bastante surpresa.

Por isso, é importante educar os profissionais e equipas sobre o conceito de bateria social profissional e o seu impacto no bem-estar e desempenho dos indivíduos. Sensibilizar para os diferentes fatores que influenciam os níveis de energia social e enfatizar a importância de respeitar os limites uns dos outros.

Assim promovemos uma cultura de empatia, compreensão, sensibilidade e bom senso. E fomentamos um ambiente onde os colegas possam apoiar-se mutuamente na gestão das suas baterias sociais.

RESPEITAR OS LIMITES

Estabelecer uma cultura no local de trabalho que valorize e respeite os limites individuais. É assim importante liderar e gerir pelo exemplo, respeitando e honrando as necessidades de recarga dos membros da tua equipa e colegas.

Evitar programar atividades sociais desnecessárias ou excessivas e considerar formas alternativas de promover o vínculo da equipa que atendam a diferentes níveis e preferências de energia pode ser potenciador dessas mesmas iniciativas.

FORNECER ESPAÇOS DE RECARGA E ESPAÇOS DE INTERAÇAO E EXPANSÃO

Pode ser importante designar áreas dentro do local de trabalho onde as pessoas possam se retirar e focar. E outras áreas mais bem preparadas e adequadas para interagir e dinamizar.

Esses espaços podem ser designados por áreas tranquilas, salas de relaxamento ou até mesmo espaços ao ar livre que proporcionam um ambiente calmante para as pessoas fazerem uma pausa e rejuvenescerem.

Cada vez mais a arquitetura, design, materiais, layout e localização dos espaços profissionais individuais e colaborativos levam em conta estes fatores. Assim existem espaços para a concentração e foco, para a criação e prototipagem, para a discussão e reflexão, para a execução e follow-up, etc.

Sincronizar a bateria social profissional com o ecossistema de trabalho, com as características que aqui partilho, implica Amor, Verdade e Liberdade:

AMOR – para que possamos PARAR, PENSAR, REFLETIR, IMAGINAR, ACREDITAR que o NOVO e diferente é possível e que as Pessoas têm todo o potencial para atingir esse novo estado – Evolução das Pessoas;

VERDADE – porque para isso temos de trazer ao de cima (explorar) e calibrar (através do feedback que recebemos) aquilo que manifestamos e as nossas habilidades criativas, técnicas, emocionais e relacionais. E colocar isso ao serviço da Evolução e Mudança – Inovação e Evolução da Organização;

LIBERDADE – para que as pessoas possam pisar este palco de forma segura transparente, descontraída e focada – Cultura e Formas de Trabalhar.

 

CODA

Como líder, a responsabilidade de gerir não só a sua própria bateria social profissional, mas também a dos membros da sua equipa é crucial. Não se trata apenas de atingir metas e cumprir prazos; trata-se de promover um ambiente onde todos possam prosperar.

Se fores líder ou manager, compreender a tua própria bateria social permite-te dar o exemplo. Prioriza o autocuidado, estabelece limites e comunica abertamente com a tua equipa sobre tuas necessidades energéticas. Isso dá logo o mote. Isso não é ser vulnerável, é ser honest@.

Incentiva conversas abertas sobre essas necessidades e desafios. Adapta o teu estilo de liderança para acomodar essas diferenças, permitindo que cada indivíduo contribua no seu melhor.

Ao fazer isso, estarás a ser o/a curador(a) e pivot de uma cultura de inclusão e suporte. E assim o local de trabalho será um palco onde todos podem se destacar, e ninguém sente a necessidade de se esconder.

Obrigado, Abraço e Fica Bem,

H

    WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com