O Verdadeiro Amigo Secreto Profissional (e Festas Felizes e um Fantástico 2024 e mais além)

O Verdadeiro Amigo Secreto Profissional (e Festas Felizes e um Fantástico 2024 e mais além)

O Verdadeiro Amigo Secreto Profissional (e Festas Felizes e um Fantástico 2024 e mais além)

1920 1280 Hugo Gonçalves

Os homens são sábios não na proporção da sua experiência, mas sim na sua capacidade para se abrirem a novas experiências.

—  GEORGE BERNARD SHAW

O verdadeiro amigo secreto profissional está mais próximo do que pensas

Aqui pelo blog – por escolha, destino, casualidade ou uma mistura de todas estas – 2023 foi um ano onde escrevi mais sobre a questão da Autoliderança, das Emoções, da Consciência e respetivos impactos na nossa abordagem profissional e nas organizações, do que propriamente sobre ferramentas, metodologias, frameworks e afins.

Isto deveu-se ao facto deste blog ser um espelho que funciona como se fosse um diário de bordo das minhas expedições profissionais – livros que leio, projetos que tenho, equipas e organizações com quem trabalho. Obviamente existem também umas pinceladas associadas ao meu próprio contexto e vivências pessoais.

Em 2024, por escolha e intuição da casualidade e serendipity, vou apostar mais um pouco nas ferramentas e metodologias e na partilha sobre como se pode no dia-a-dia lidar com as questões mais etéreas e não tão obvias sobre a integração entre as Pessoas e Organizações.

Se 2023 foi um ano mais focado no O QUE é relevante e PORQUÊ para os Profissionais e Organizações, em 2024 tenho previsto (valendo o que isso vale pois acho que ainda vou dedicar muitas palavras ao QUÊ e PORQUÊ 😊) explorar mais o COMO. Mas ante de saltar para essa iteração, pode ser interessante reforçar uma ideia chave implícita que foi explorada nos artigos de 2023 – O/A Amig@ Secreto@. 😊

AMIGO SECRETO PROFISSIONAL

Não, não estou a falar do ritual habitual desta altura do ano, estou a falar de um “personagem” bastante mais relevante. Por mais que desejemos uma vida de sol e que possamos navegar nela de forma tranquila, já vimos que o contexto que nos rodeia – Pessoas, Organizações, Negócios, Sociedade, eventos geopolíticos e afins são tudo menos pacíficos, muito pelo contrário.

Esta diferença entre as nossas Aspirações Pessoais e Profissionais e aquilo que o Mundo, no seu percurso atual e futuro, tem para nos oferecer torna-se desafiante de gerir.

Somos jovens até que não somos. Temos paixão pelo que fazemos e pelas Pessoas e Mundo que nos rodeia até ao momento onde não sentimos as coisas assim. Temos energia e saúde até o momento onde isso já não é um dado adquirido. Estamos próximos daqueles que amamos e acarinhamos até ao momento em que eles ou nós mesmos decidimos ir embora.

Isto significa que todas as manifestações de emoções, sensações, experiências, sucesso, evolução que nos nutrem e fazem florescer a nível pessoal e profissional estão inseparáveis da impermanência e fragilidade. 😊

Esta simultaneidade, ou Bothness, como a Susan David lhe chama, é uma pedra angular da agilidade emocional. É a habilidade de conseguirmos reconhecer que muitas das coisas que são importantes para o nosso desenvolvimento, evolução e florescimento profissional e da organização são como fios de emoções, contextos, ideias, paradigmas e experiências muitas vezes contraditórios e ambíguos.

O Botheness – Amigo Secreto Profissional – é a capacidade de saberes entrelaçar e desentrelaçar esses fios conforme o que o contexto pede, observar e manifestar-te nas várias tapeçarias que podem ser criadas para poderes ser produtiv@, adaptativ@, ter performance e evoluir profissionalmente, como uma sincronização de Caos e Ordem.

Alguns exemplos do que falo são situações onde:

  • um desejo de mudança de função ou até mesmo de percurso de carreira pode trazer excitação e ao mesmo tempo causar ansiedade e inquietação;
  • Querermos fazer dinheiro com os nossos produtos e serviços. Mas ao mesmo tempo desejamos que os nossos clientes (internos e externos) fiquem bem servidos e possam ser impactados de forma adequada com o valor que temos para oferecer. E que isso aconteça respeitando a nossa própria bússola moral;
  • É preciso pôr as coisas a andar – tarefas, objetivos, projetos, e ao mesmo tempo é necessário abrandar, sermos estratégicos e observar o ecossistema e aprender/capacitar os profissionais;
  • Queremos Respeitar e Potenciar os Indivídu@s ao mesmo tempo que é importante sincronizar talentos, perspetivas e competências num trabalho colaborativo que leve à performance;
  • É importante manter os sistemas e processos standard para garantir as boas práticas e otimizar recursos, ao mesmo tempo que precisamos de tempo e espaço mental, emocional e criativo para a inovação e transformação.


E poderia seguir por aqui fora.

O pequeno grande truque dos dias de hoje, no que ao desenvolvimento e capacitação de pessoas e organização diz respeito, é reconhecer, permitir e potenciar a experiência desta “Simultaneidade” – o tal Bothness – de dimensões e objetivos muitas vezes contraditórios.

Isto significa que tu reconheces emoções, ideias, contextos, experiências, paradigmas, hábitos, rotinas e crenças antagónicas, ambíguas ou dissonantes em ti e nos outros. E com as mesmas encontras a melhor abordagem que te permita interagir e colaborar (uma vez mais contigo e com os outros) mantendo a tua Identidade, Valores, Essência e Drivers motivacionais mais intrínsecos.

Esta “simultaneidade” – a integração de todas as emoções, paradigmas e comportamentos na nossa vida profissional e organizacional, mesmo as desafiantes – é um teste decisivo para nossa saúde emocional e segurança psicológica.

Então este Bothness pode ser o teu verdadeiro Amigo Secreto Profissional.

Pois pode facilitar o teu processo de vivenciar a Integração Profissional e Organizacional.

O oposto da Integração é a polarização, a segmentação, a separação, o preto e branco. Não preciso de gastar palavras e caracteres neste texto para partilhar onde é que isso nos tem levado, no contexto profissional.

Profissionais segmentados, áreas funcionais e departamentos segmentados, clientes segmentados, produtos e serviços segmentados. Logo Pessoas e Mundo segmentados. 😊

Também no nosso florescimento profissional a segmentação tem um impacto relevante.

Esta acontece quando não estão criadas as condições para podermos Ser Quem Somos naquilo que Fazemos.

Quando existem conversas organizacionais que podem ter palco e outras que são off-limits. Quando achamos que alguém da nossa equipa só tem jeito para executar, ou só para imaginar.

Quando assumimos que apenas os líderes, pela sua experiência, conhecimento e percurso percorrido tem de ter todas as respostas. E assim não aproveitamos o capital de perguntas ingénuas, ideias frescas, possibilidades sem filtros, dos mais novos ou recentes na empresa.

​ Mas a dependência da segmentação é insustentável. Não corresponde à nossa realidade vivida, onde “os momentos mais sombrios e alegres da vida, entrelaçados, são a sua própria beleza” (citação da Susan). Não é orgânica e natural, no limite não é Humana.

CODA

Para podermos lidar com o Bothness é importante criarmos o nosso Wholeness. É mais um amigo secreto profissional.

Wholeness significa viver em Integridade, sermos Inteiros. De acordo com o dicionário, pode ser entendido como a harmonia entre a nossa boa saúde física, mental e emocional. É uma qualidade do que é harmonioso, inteiro, bem como aquilo que não foi quebrado ou dividido.

O Wholeness eventualmente manifesta-se em força no “Verão”, mas é construído através da forma como lidamos com os nossos “Invernos”.

Então, nesta altura do ano, onde estamos mais atentos a Pessoas e Dimensões que realmente interessam 😊, pode ser interessante dares o teu melhor para cuidares, focares e nutrires (a nível pessoal e profissional e durante todo o ano):

  • A MENTE – trata-se de imaginar o futuro, explorar o presente e ecossistemas, definir prioridades e alinhar as competências e talentos próprios e dos outros para se trilhar o melhor caminho;
  • O CORAÇÃO – é sobre sentirmos a firmeza, vontade, energia para aceitarmos “enfrentar” da melhor forma possível os desafios e aproveitar entusiasticamente as oportunidades;
  • CORPO – anima o dar forma, o organizar, estruturar, o executar, iterar com foco e agilidade simultâneos.

Isto dá trabalho e pode dar origem a decisões e caminhos diferentes. Sê ousad@ e escolhe Ambos. Ou Múltiplos. Ou Todos! 😊.

E que esses caminhos se manifestem em Pessoas, Projetos, Coisas, Experiências Boas e Verdadeiras para ti. E que tudo isto possa estar muito mais presente na tua Vida durante o ano de 2024 (e mais além). 😊

Quero agradecer-te por acompanhares e receberes estes meus devaneios e vipes sobre as Pessoas e Organizações. Seja há muitos anos ou apenas recentemente, de forma regular ou intermitente.

Que possas Estar Bem e Feliz. Que te Sintas Segur@. Que tenhas Saúde. Que possas Estar em Paz. São os meus votos para que tenhas umas Festas Felizes e de um Fantástico 2024.

Obrigado, Abraço e Fica Bem!

Hugo

    WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com