KINTSUGI Organizacional (Parte 1)

KINTSUGI Organizacional (Parte 1)

1068 600 Hugo Gonçalves

Aos que trazem muita coragem a este mundo, o mundo quebra cada um deles. E alguns ficam ainda mais fortes nesses lugares quebrados

HEMINGWAY

KINTSUGI Organizacional

Em finais do século 15, o shogun japonês Ashikaga Yoshimasa era basicamente o senhor de todo o Japão.

Sendo um senhor da guerra feudal, nem por isso deixava de venerar as filosofias, cerimónias e artefatos que na altura estavam ligados à retidão, justiça e exemplo que um líder deveria representar na Terra. Era um apreciador de chá e de todos os seus artefatos e rituais.

Esse apreço chegava a roçar o apego, pois um dia uma determinada chávena de cerâmica partiu-se e Ashikaga enviou essa chávena para a China, onde os artesãos locais uniram os vários pedaços apenas com encaixes toscos. 

Furioso e insatisfeito com o resultado, o senhor feudal recorreu aos artesãos japoneses, exigindo que os mesmos recuperassem o artefato, quer na sua beleza, quer na sua funcionalidade, de forma duradoura. Obviamente convinha dar o melhor quando um senhor da guerra feudal nos colocas as coisas nestes termos. ?

Os engenhosos artistas encaixaram e uniram os fragmentos com um verniz e “cola” polvilhados com ouro e restauraram a forma original da cerâmica, embora as “cicatrizes douradas” tenham transformado sua essência estética.

Estas evocavam assim o desgaste e desafios que o tempo provoca sobre as coisas físicas, a mutabilidade da identidade e o valor da imperfeição. Assim, em vez de dissimular as linhas de quebra, as peças recuperadas com esse método exibem as mossas do seu percurso, mantendo-se na mesma, mas transformando-se em algo diferente!

Tornam-se únicas e, portanto, ganham beleza e intensidade. Surgiu assim o KINTSUGI. Kin significa ouro, dourado e Stugi exprime ligação, junção.

A técnica rapidamente se transformou em arte e numa metáfora sobre a possibilidade de evoluirmos e nos transformarmos através do amor próprio frente às adversidades.

  

// KINTSUGI PARA AS PESSOAS E ORGANIZAÇÕES

Nas dimensões dos Profissionais e das Organizações, considero que em muitos casos estamos ainda a funcionar e trabalhar, de forma individual e em equipa, com uma abordagem algo quebrada! 

E é normal, pois liderar, trabalhar, colaborar, atingir resultados são dimensões e contextos repletos de desafios e desgastes.

Então Regenerar, Curar, voltar a Juntar com ligações de ouro o que se for perdendo e quebrando é também um “trabalho” tão ou mais válido do que desenhar produtos e serviços, implementar processos, vender ou gerir sistemas e recursos.

A primeira parte deste artigo é sobre o contexto, propósito e dimensões emocionais e relacionais das Pessoas e Organizações e como tudo isto pode ser “manifestado” através da metáfora do Kintsugi.

Construirmos também a nossa força tendo por ponto de partida o que está quebrado faz-nos estar mais abertos a algumas qualidades mais existenciais, mas que são fundamentais nas organizações e no nosso trabalho!

Assim, as complexidades e disrupções que “rodeiam” as nossas organizações, ecossistema de negócio, clientes e utilizadores mais facilmente são aceites.

E conseguimos criativamente dar soluções ou propor caminhos quando afastamos as posições e valorizamos os interesses comuns e quando abandonamos o perfeccionismo e colaboramos na definição do que é importante, para depois sincronizarmos os melhores talentos, experiência, competências e ideias aos projetos, desafios e outcomes concretos que desejamos atingir.

Então o KINTSUGI Organizacional pode ser uma boa metáfora para podermos ser designers do melhor futuro e “solucionadores” do presente atual, através de:

  • RESILIÊNCIA – emocional e psicológica;
  • WABI-SABI – a valorização da beleza da impermanência e da imperfeição;

 

 

// VERDADES SOBRE O KINTSUGU ORGANIZACIONAL – LÍDERES, PROFISSONAIS, ORGANIZAÇÕES – QUE ERA FIXE TERMOS PRESENTE… ?

  • Os artigos cerâmicos tendem a quebrar-se. Isso está na sua natureza. Da mesma forma, as pessoas cometem erros. Nós, como líderes, managers e profissionais cometemos erros. Isso faz parte da nossa natureza e da natureza de qualquer tipo de trabalho, organização e área de negócio;
  • A cerâmica Kintsugi torna-se uma peça de arte por ser montada juntamente com a tal cola e pó de ouro, que adicionam o seu caráter à cerâmica e a transformam numa peça de arte que pode ser exibida orgulhosamente. Basicamente manifestam a nossa última atualização, evolução, construída através da nobreza e beleza dos nossos melhores recursos descobertos nos nossos processos de consciência e transformação;

É preciso muita paciência e mindfulness para reparar a cerâmica partida usando a arte de Kintsugi. Do mesmo modo, precisamos de muita paciência e mindfulness para compreender verdadeiramente o nosso percurso até agora e quais poderão ser os melhores caminhos e opções profissionais e organizacionais.

// DIMENSÕES DO KINTSUGU ORGANIZACIONAL

AUTENTICIDADE

Em vez de nos sentirmos obrigados a colocar sempre uma cara corajosa, “fake it until we make it”, ou tentar encobrir as nossas falhas e limitações, podemos aprender a reconhecer e até a celebrar as nossas limitações. ?

Estas fazem parte do processo de aprendizagem e desenvolvimento contínuos, e podemos modelar uma mentalidade e maturidade emocional de crescimento.

Para que todos possamos criar um local de trabalho emocionalmente e psicologicamente seguro, que incentive a experimentação e inovação constantes.

ESCOLHA DELIBERADA

KINTSUGI Organizacional também tem a ver com ser deliberad@ e atencios@.

Uma liderança forte requer uma mentalidade deliberada e estratégica e a capacidade de construir relações de responsabilidade mútua e confiança dentro das equipas!

Embora algumas destas coisas possam acontecer naturalmente, através das nossas interações orgânicas com os outros, estas mais facilmente ocorrem através de foco consciente e sustentado ao longo do tempo para fomentar relações recíprocas e esforçarmo-nos por apoiar as nossas tribos profissionais e clientes.

Embora possamos não concordar com tudo o que fazemos ou com todas as decisões que tomamos como grupo, é sempre bom saber que somos incluíd@s e que existiu cuidado e iniciativa na aglutinação do contributo de todos.

IMPACTO

Um dos maiores atributos do Kintsugi é o impacto que tem tanto no artista como nos mecenas.

Como líderes, managers, profissionais, estamos expostos a tanto barulho e distrações intermináveis. Competem e gastam o nosso tempo e atenção.

Facilmente podemos passar a maior parte do nosso tempo a sermos reativos ao nosso ambiente e simplesmente apagar incêndios o dia todo, nunca encontrando tempo ou energia para realmente liderar e trabalhar de formas pró-ativas e estratégicas.

As nossas melhores intenções não significam muito se não formos capazes de ter impacto nos que nos rodeiam. Para impulsionar o impacto, temos de nos concentrar no desenvolvimento das nossas pessoas e em apoiá-las à medida que descobrem e crescem em todo o seu potencial e aspirações.

 

 

// CODA

Na segunda parte deste artigo sobre KINTSUGI Organizacional e baseado nas minhas habituais abordagens profissionais:

PEOPLE EVOLUTION Desenvolvimento de Pessoas/Coaching/Mentoring;

BUSINESS INNOVATION Inovação Organizacional, Design Thinking e Criatividade;

CULTURE & WORKFLOWS Desenvolvimento de Cultura, Equipas e Workflows.

irei focar-me mais na “praticalidade” e como podemos fazer acontecer todos estes meus “vipes” sobre esta temática em contexto profissional e organizacional.

Mas antes é importante referir que Tu e as Pessoas da tua organização são essa cola banhada a ouro. Somos todos nós que seguramos as pontas, apesar de termos energias diferentes.

Sendo “Fazedores”, “Sonhadores”, “Cuidadores” e “Organizadores”. Apesar de sermos todos diferentes, quando trabalhamos juntos conseguimos fazer acontecer, de forma competente e profunda, as seguintes dimensões:

  • envolver várias partes;
  • imaginar possibilidades;
  • encontrar respostas ou soluções;
  • olhar de frente para os riscos no horizonte;
  • cuidar dos outros e compreender o que cada um de nós e ou outros necessitam;
  • identificar os gaps, mas focarmo-nos no seu preenchimento em colaboração e equipa.

Aplicando o KINTSUGI Organizacional, cabe aos líderes encontrar o valor de todos e ajudá-los a crescer e florescer.

A maioria das pessoas é e age, de forma inata, como sendo essa cola dourada. Sendo da sua natureza ou como uma forma de apoio quando outras pessoas lidam com desafios no seu percurso de evolução ou o alcançar de resultados.

As Organizações são basicamente ligações covalentes de vários “pedaços”.

Saber identificar essas ligações e como as potenciar é fulcral para a melhor valorização das Pessoas, transformando o trabalho e as organizações num palco de Evolução!

Olhando para a “cola” em si, mas também e principalmente para o que esta realmente Une.

Obrigado, Fica Bem e Abraço,

H

    WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com