Já criaste o teu CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO PESSOAL?

Já criaste o teu CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO PESSOAL?

Já criaste o teu CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO PESSOAL?

1920 1277 Hugo Gonçalves

A função adequada de um amigo consiste em apoiar-te quando erras. Infelizmente, a maior parte das pessoas só está do teu lado enquanto permaneces no caminho certo.

MARK TWAIN

Conselho de Administração Pessoal

Diz uma lenda árabe que dois amigos viajavam pelo deserto. Num determinado ponto da viagem, eles discutiram, sendo um deles esbofeteado e ofendido. 

Sem nada mais a dizer, ele escreveu na areia: “hoje o meu melhor amigo bateu-me no rosto”.

Mais tarde, chegaram a um oásis, onde resolveram tomar banho. O amigo que tinha sido esbofeteado começou a afogar-se e foi salvo pelo outro. Quando se recuperou, o que quase se afogou pegou um estilete e gravou numa pedra: “hoje o meu melhor amigo salvou-me a vida”.

Intrigado, o amigo perguntou:

– Porque é que depois de te bater, escreveste na areia, mas agora escreveste na pedra?


Sorrindo, o outro amigo respondeu:

– Quando um grande amigo nos ofende, devemos escrever na areia, porque o vento do esquecimento e do perdão se encarregarão de apagar o que aconteceu, mas quando nos faz algo grandioso, devemos gravar na pedra da memória e do coração, porque vento nenhum do mundo tem o poder de apagar esse gesto magnífico.

Sendo a temática da Evolução Pessoal e da Auto Liderança uma das minhas bandeiras profissionais, estas só fazem sentido quando se manifestam de forma integrada e colaborativa com os Outros.

Isto significa que o nosso propósito e inclinação naturais é de imaginar, criar, construir e implementar coisas em conjunto – por “coisas” podes ler ideias, possibilidades, decisões, projetos, ações, produtos, serviços, fluxos de trabalho.

PEOPLE EVOLUTION – Desenvolvimento de Pessoas/Coaching/Mentoring;

BUSINESS INNOVATION – Inovação Organizacional, Design Thinking e Criatividade;

CULTURE & WORKFLOWS – Desenvolvimento de Cultura, Equipas e Workflows.

Assim sendo, o nosso próprio desenvolvimento profissional pode ser calibrado e robustecido através de termos consciência de quem poderão ser os nossos parceiros nessa empreitada e quais os papeis mais relevantes que estas pessoas poderão ter.

Podem ser amigos mais próximos ou colegas, líderes, membros da tua equipa ou pares. E o seu papel e responsabilidades, assim o queiras e faça sentido, é de poderem contribuir para a tua evolução profissional, funcionando como um…

Conselho de Administração Pessoal! ?

Hein?

 

CONSELHO DE ADMINSTRAÇÃO PESSOAL – CAP

Todos nós necessitamos da nossa equipa pessoal de Advisors, um conjunto de pessoas (que podem ser mais próximas ou não) que nos possam proporcionar Exploração, Reflexão, Feedback e Suporte/Partilha/Colaboração em todos os nossos processos de desenvolvimento profissionais – individuais e organizacionais.

Um Conselho de Administração Pessoal – CAP é um pequeno grupo de pessoas a quem recorres para apoio e conselhos relativos à tua Evolução Profissional.

Idealmente, o “board” consiste em indivíduos que têm um genuíno interesse pessoal e profissional em ver-te florescer e teres sucesso. Este grupo pode ser composto por cinco a oito pessoas, cuidadosamente selecionados, com quem podes contar e que atuam como o teu “sistema de eco” pessoal.

Basicamente, passa por teres vários mentores. Se o propósito e performance profissional estão agora tão complexos e transversais, em formato full-spectrum, esta mestria só a poderás encontrar em várias fontes, leia-se pessoas.

Isto também tem a vantagem de não ficares restringido por uma visão mais dogmática ou menos tolerante com a diversidade. É importante aproveitar a base mais ampla possível de experiência, discernimento e possibilidades.

Pensa nos vários pontos de vista que estes conselheiros/mentores te podem fornecer como um espelho que te traz:

POSSIBILIDADES, ESCOLHAS, CLAREZA, CONFIANÇA, DECISÕES, MOTIVAÇÃO!

Tudo coisas boas, certo? ?

Pode acontecer que algumas destas pessoas nem saibam que pertencem ao teu CAP e se calhar até é melhor assim! ?

Porque dessa forma poderão contribuir de uma forma mais verdadeira, orgânica, sem expetativas ou pesos de responsabilidade adicionais, mantendo assim a verdade e transparência nessas interações.

Existem algumas dimensões/caraterísticas que podes utilizar como critérios para poderes avaliar ao teu redor quem faz sentido pertencer a este Conselho de Administração Pessoal:

  • Possuem uma boa escuta ativa e transmitem uma de duas qualidades – inspiram-te ou acalmam-te;
  • Existe um respeito mútuo entre vocês, mesmo que isso não signifique que exista tanta proximidade mútua. Este respeito tem também a ver com se conseguir interagir num ambiente seguro, verdadeiro e descontraído, estando a outra pessoa disponível para poder ser honesta com o seu feedback;
  • Normalmente costumam colocar-te questões menos óbvias, abertas e diferentes, no sentido de promover a tua curiosidade interior e colocar-te num patamar de conexão/reflexão mais profundos e menos toldados pela mente e pelo que é socialmente correto ou esperado;
  • Têm um interesse genuíno e incondicional pelo teu sucesso e bem-estar, independentemente do grau de proximidade. Têm o teu melhor interesse no seu coração;
  • São especialistas numa área/assunto sobre o qual precisas de aprender mais e são bons no Sensemaking.

IMPACTOS E BENEFÍCIOS DE TERES O TEU PRÓPRIO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO PESSOAL

ABRIR PORTAS E EXPANDIR NETWORK

Cada pessoa que se senta no teu “board” tem a chave para “portas” que de outra forma podem estar fechadas para ti. Eles podem ser um portal para outros contactos, fontes de conhecimento, perspetivas e ideias.

SUPORTE

O teu CAP não só te irá suportar em tempos difíceis, como também estará lá para celebrar os sucessos e os marcos do teu progresso e evolução.

DESENVOLVIMENTO

Através do mimetismo, modulação, osmose e outras formas de apreensão de competências e recursos, certamente irás beneficiar da exploração, exposição e contacto com pessoas que podem enriquecer as tuas competências técnicas, relacionais e emocionais e que assim também alimentam os teus sonhos e aspirações. E que te mostram que é possível.

PARTILHAR E DESAFIAR

Não é apenas uma questão de partilha de opiniões; os membros do teu CAP irão ativamente desafiar-te e fazer as perguntas realmente importantes, complexas e incómodas! ?

Sobre a tua estratégia e planos. Sobre o que sentes, desde a alegria até ao medo. Vão fazer com que olhes de frente para as coisas. E o mais importante, eles irão responsabilizar-te pelas tuas ações e comportamentos com impacto no teu desempenho profissional.

  

POSSÍVEIS PERFIS PARA O TEU PRÓPRIO “CAP”

PAR | PERITO

Alguém que viva o mesmo contexto que tu, ou pelo menos que partilhe radares de soberania, influência e aceitação similares, ou seja que possa reconhecer o que depende de ti, o que podes influenciar e fazer em colaboração e o que podes apenas aceitar. ?


Esta pessoa pode assim contribuir para te incentivar a explorar novas possibilidades, fazeres a diferença de uma forma mais impactante e equilibrada, e eventualmente a poder reconhecer e validar as tuas transformações, decisões e ações.

Podem também ser peritos, quase como um motor de pesquisa pessoal. Esta pessoa tem todas as respostas e está sempre disposta a partilhar o que for importante e interessante para a tua elevação pessoal e profissional.

Essa pessoa não é apenas conhecedora, é também habilidos@ e tem experiência no mundo real para apoiar os seus feedbacks e sugestões.



CHEERLEADER

Certamente reconheces quais são as pessoas que te admiram de uma forma saudável e genuína. Esses Seres Humanos ? são fontes de motivação e resiliência, conforme os contextos mais fixes ou mais desafiantes que atravessas.

Quem é que te pode escutar enquanto estás a “ventilar”, mas que te orienta para a realidade e para se olhar de frente para as coisas?

Esta estrada de evolução e performance possui muitos altos e baixos. Estas pessoas estão lá para aceitarem as tuas partilhas, desabafos, emoções sem que te tenhas de preocupar com recriminações ou julgamentos.


COACH

Este teu membro do conselho de administração irá certamente ser exigente com a constante demanda para que possas ser Quem És naquilo que Fazes! ?

Através de questões, feedback e eventualmente de silêncios ? irá contribuir para que possas refletir, avaliar, sentir, decidir e definir quais as ações que poderão ser relevantes para atingires um determinado resultado. Ou encontrares a melhor abordagem para um determinado problema.


Destas pessoas não esperes muitas respostas, prepara-te para muitas questões, respira até 10 se isso te irritar e aceita o processo de descoberta que as perguntas implicam.

Basicamente, é alguém que segura o espelho para ti! ?


MENTOR

São responsáveis por te apresentar novas formas de pensar, desafiando as tuas crenças limitantes e se tal for necessário, irão “empurrar-te” para o vazio emocional e mental que possas sentir em determinado tema. Partilham lições e aprendizagens de vida, com alegria e de forma calorosa e humilde. 



CONECTOR

Pensa em quem é que te pode ajudar a aumentar a tua rede de colegas, parceiros, contactos para as ideias, projetos, desafios que tens em mão ou na cabeça. ?

São pessoas que te poderão indicar quais os melhores locais e eventos para que possas, qual debutante?, ser apresentad@ a um determinado público algo importante para ti, devido ao seu conhecimento, valores pessoais e profissionais, influência. 


É importante que esse conector respeite o âmbito, grau de exposição e ponto de partida do tipo de conexões e interações que são para t
i. Perceberem como funcionas, qual é a melhor forma de interagir contigo e sabem o que é para ti o Valor que desejas receber e partilhar neste registo.

PERSONAL TRAINER

A Produtividade Pessoal e Profissional está dependente de muitos fatores. A nossa energia e foco é gerada pela alimentação, sono, exercício, mas também da melhor integração dos nossos 3 Cérebros. ? Embora isso seja uma responsabilidade nossa como Pessoas, quem é que normalmente está interessado e motivado pelo teu cuidado pessoal, equilíbrio e wellness? Quem é te põe na ordem a nível de alimentação, sono, exercício físico e tranquilidade e paz internas? ?

CODA

Tu És @ CEO! Tu lideras este Conselho de Administração Pessoal!?

O teu Trabalho pode ser visto como um Negócio com Propósito e és tu @ manda-chuva! ?

Estás a gerir este negócio, o produto és Tu. Precisas de bons conselhos, de perspetivas diferentes quanto possível para ser mais fácil poderes escolher quais os melhores caminhos para ti.

Este CAP pode não ser constituído apenas por fãs e pessoas que gostam de nós. Pode ser interessante também falares com alguns críticos. ?

Estas pessoas podem ser as mais difíceis de abordar, mas podem ser as mais valiosas. Se pedires a sua contribuição, quem sabe poderás mudar a relação para algo mais positivo e usar as suas críticas/feedback para crescer.

Tenho consciência que este é um exercício de surrender, de entrega, de partilha de algo que é valioso e importante para ti.

Confiar, Explorar, Reconhecer quem é diferente de nós, mas tem a mesma Vibe, é importante.

Pois só assim este CAP se torna um lugar de Amor, Verdade e Liberdade para ti.

E sentindo-te assim, mas facilmente te entregas aos processos de Estratégia, Decisões, Ações alinhadas com aquilo que desejas e ainda mais sincronizadas com o que precisas. ?

Obrigado, Abraço e Fica Bem!

H

    WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com