Estás a fazer o teu NIKSEN?

Estás a fazer o teu NIKSEN?

1920 1080 Hugo Gonçalves

Quero que meus filhos entendam o mundo, mas não só porque o mundo é fascinante e a mente humana é curiosa. Quero que eles o entendam para que se posicionem a fim de tornar o mundo um lugar melhor

Howard Gardner

Adoro observar Cidades. Dito assim, não parece uma atividade muito séria ou de valor, pois não? ?

Mas observar cidades significa para mim observar as suas Pessoas, as suas dinâmicas, a forma como a paisagem, os prédios e as ruas interagem e se integram (ou não).

Significa conseguir percecionar e encantar-me com o canto dos pássaros, o vento nas árvores juntamente com o som do mar em locais onde “campo” e mar se cruzam e tocam – para quem conhece, o Parque da Cidade ou o Passeio Alegre/Cantareira são dos melhores exemplos que conheço aqui pelo Porto.

Portanto, observar as Cidades é Observar um Ecossistema em ação e movimento e para conseguirmos percecionar tudo isso temos que… Estar Quietos. ?

Uma Organização não é muito diferente do que uma Cidade.

E muitas vezes trabalhar é como andar de carro todos os dias no mesmo percurso, onde passamos por oportunidades, coisas interessantes ou intrigantes às quais não damos atenção, por estarmos dentro do carro e com o olhar normalmente fixo numa área mais restrita.

Não estamos conscientemente quietos e curiosos.

Pode parecer, eu sei, que isto está muito próximo de “não fazer nada”. Mas para além dos argumentos que te apresento mais à frente, ficas já a saber que os nossos amigos holandeses o fazem a nível pessoal e profissional. Chamam a esta atividade, de apenas “estarmos no presente com um determinado propósito específico”, NIKSEN. ?

A ideia chave por detrás do conceito de Niksen é a escolha deliberada de utilizar tempo e energia a observar o que nos rodeia e a permitir espontaneamente que essa realidade e presente se entrelacem com os desafios, oportunidades, assuntos e problemas que queremos resolver ou que estão ativos nas nossas cabeças e emoções.

Culturalmente e principalmente em ambiente corporativo, esta cena do Niksen não me parece que tenha assim grandes fãs…. ainda. ?

Lembro-me muito bem, no meu primeiro trabalho, quando necessitava de encontrar algumas respostas para um determinado contexto ou problema, saía sorrateiramente da minha workstation e ia para a mezzanine da fábrica, apenas olhar para toda aquela dinâmica, as pessoas, as linhas de montagem, etc.

Ou escapulia-me para o jardim exterior e ficava a sentir o sol (ou chuva) no corpo e dava uma caminhada ou ficava a olhar para os montes e a ver os carros a passar (literalmente).

Para além desta questão da reputação, o Niksen tem também as tecnologias e o trabalho remoto/casa como obstáculo.

A questão é que ao estarmos sempre ocupados e estimulados, não temos a oportunidade de fazer pequenos, mas regulares pontos de situação, redefinir conceitos e consciencializar lições aprendidas. Fisiologicamente impedimos o nosso cérebro de manifestar a sua neuro plasticidade.

Está mais do que provado que o day-dreaming ou sonhar acordado torna-nos mais criativos, capazes de integrar e solucionar contextos e questões complexas.

De forma algo paradoxal, o Niksen é também uma ótima abordagem de produtividade porque permite utilizar a nossa energia e foco de uma forma equilibrada, natural e associada a um propósito, o que nos deixa no famoso estado de Flow, do Csikszentmihalyi.

E permite materializar as Inteligências Múltiplas, abordagem fundamental no que ao futuro das Pessoas, Profissionais e Organizações diz respeito, mas que ainda não está devidamente contextualizada no mundo da Liderança e Corporate.

Encontra tempo para o teu Niksen Profissional e Organizacional, com um propósito definido

Em primeiro lugar, descobre em que lugares, timings do dia ou contextos é que estás mais focado, solto ou curioso ou quando as coisas parecem fluir com maior naturalidade e integração.

Escolhe dois ou três temas que sejam importantes atualmente e depois vê de que forma podes materializar o teu Niksen – na varanda a olhar para tudo e nada ao mesmo tempo como os gatos ?, ou numa caminhada onde o teu único compromisso é estares presente com os teus próprios passos e curioso com o ecossistema que te rodeia.

Para arranjares tempo para isto, pergunta a ti mesmo – que é que eu estou a fazer apenas por hábito ou segurança, mas que já não traz resultados e valor a mim e aos outros?

Resiste à pressão social e profissional do Busyness

Se decidires que durante um tempo por dia vais estar em modo Niksen, assume-o sem medo ou vergonha. Niksen não é um defeito, é apenas a aplicação prática que todos os líderes, gestores e recrutadores dizem e escrevem que desejam nos seus profissionais:

  • Visão do todo;
  • Abordagem situacional – agir vs. parar; indicar vs. questionar; estratégia vs. operações
  • Autonomia, saber dizer não;
  • Ser curioso com a sua própria função, as outras funções na organização e com o ecossistema de negócio e do mundo;
  • Inteligência Emocional;
  • Empatia e Foco Human and Value Centric;

Reorganiza o teu próprio ecossistema

O ambiente que te rodeia tem um enorme impacto. Provavelmente devido ao contexto que agora vivemos poderá ser mais complicado dominares o teu ambiente de trabalho, mas partilho na mesma porque precisamente nestes tempos é que é mais importante salpicares o teu dia a dia com estes momentos de Niksen.

Dentro do possível cria um “Hoffice” ? catita dentro de tua casa, onde possas sentir-te num espaço de flow, com acesso a luz natural e artefactos que te inspirem. As janelas são sempre um bom portal de Niksen. Música “de elevador” ou que te levam para o “gazing” também é fixe.

As caminhadas ainda mais. Caminhar perto do mar ou num jardim ou parque melhor ainda. Ar puro, vento nas fuças e sol na cara são simplesmente fantásticos suplementos alimentares para profissionais. ?

Desenha as expetativas que os outros têm de ti

Todos nós temos um viés relativamente à importância e impacto que temos nos resultados e trabalho dos outros. E isso leva-nos sempre a estar atentos, vigilantes. Quais guardas na torre, agarrados aos emails ou a verificar de hora a hora como é que as coisas andam e se os colegas precisam de orientação.

Quando as pessoas sabem que não estás disponível, elas encontram uma solução ou alternativa. Se tiveres papéis de liderança ou gestão e tiveres desenvolvido e empoderado bem a tua equipa, então ainda é mais certo que sejam mais soluções do que alternativas. O mundo não se desmoronará quando te afastares do teu trabalho. As pessoas vão encontrar uma maneira de resolver os seus problemas magicamente quando não estiveres disponível.

Niksen e a Inovação/Disrupção

É verdade que, em tempos de crise, nos tornamos mais criativos, mais abertos a experimentar coisas novas, ou mais pressionados a fazê-lo. Em tempos de crise já estamos fora das nossas zonas de conforto e é mais fácil para nós superar a inércia. Por último, mas não menos importante, em tempos de crise os nossos sentidos são mais aguçados e estamos muito mais motivados para aceitar alternativas.

Mas lembra-te, numa crise, muito do que está a acontecer é momentâneo, sem gerar comportamentos sustentáveis a longo prazo.

As pessoas são retiradas da sua zona de conforto, não sabem o que vai acontecer a seguir e não sabem o que esperar.

A Transição, por definição, é o momento de movimento de “algo” para “outra coisa”. Isto significa que começamos a ter sinais e pistas sobre “o que vai acontecer”. Dado que temos a curiosidade de investigar e compreender, e podemos agir em conformidade. Mas a transição não é apenas o “melhor momento” para a inovação, é também a mais crítico. As empresas que agirão proactivamente neste momento serão os vencedores a longo prazo.

O Niksen é então uma abordagem estratégica para observares o que se está a passar dentro da crise ou na mudança, de positivo e quais as oportunidades de melhoria e onde estão a existir disrupções, BANI e VUCA.

O Niksen permite encontrares os triggers para as novas soluções customizadas ao contexto e necessidades funcionais, relacionais e emocionais das Pessoas e Sociedade. Para materializares o desenvolvimento síncrono de Pessoas e Organizações através da Engenharia Organizacional.

Niksen é o sintonizar de nós próprios para um processo simultâneo de Coaching e Design Thinking individual. ?

    WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com