EVP – Employee Value Proposition (Parte 1)

EVP – Employee Value Proposition (Parte 1)

2000 1325 Hugo Gonçalves

As pessoas hoje conhecem o preço de tudo e o valor de nada

OSCAR WILDE

Employee Value Proposition para o Desenvolvimento Organizacional

Sou grande fã da NFL, a liga de futebol americano. Apesar de (aparentemente) ser um jogo algo básico e muito violento, existe uma faceta de liderança, gestão, paridade, estratégia, complexidade tática e talento que me apaixona.

Um dos jogadores que mais admiro é o quarterback dos Green Bay Packers, Aaron Rodgers. O tipo, para além de ser um dos mais virtuosos de sempre na sua posição, é também alguém com um largo espectro de interesses e inteligências, desde cultura geral, espiritualidade e negócios.

Nesta altura, o rapaz anda a decidir se continua a jogar (já tem 38 anos) e se sim, se continua na mesma equipa ou não. E para poder obter alguma clareza sobre essa questão iniciou há poucos dias um…

Um retiro de escuridão ?

É uma experiência de isolamento total, num local isolado, em escuridão total. Apenas com acesso ao básico exigido pela pirâmide de Maslow ? – neste caso água, comida e um local para os bio-breaks (necessidades fisiológicas ?). Sem telefones, música, livros, TV.

Trata-se de “privação sensorial”. É envolver a mente em torno do silêncio, observar os pensamentos e a partir daí estar aberto ao que surge através das Emoções e Intuições.

Relacionado com isto, no passado fim de semana participei num evento com uma energia diametralmente oposta. O princípio básico foi apenas Dançar – que no meu caso significa apenas “mexer” o meu corpo de forma assíncrona com a música. ?

O propósito e a “ciência” associados é a criação de enraizamento e presença do corpo e também fazer manifestar a criatividade, intuição, emoções. 

Foi um dos momentos do artista (para quem conhece o livro “Caminho do Artista) ou realidades laterais que de forma regular me “exponho” para dissolver viés, ter mente e coração de principiante e “praticar” a curiosidade e empatia.

Neste caso, o “trabalho” é o uso intenso dos sentidos para que estes nos levem à Ação. Apesar do barulho e do caos, é uma outra forma de manifestar o que nos é inato ao mesmo tempo que nos sincronizamos com o que nos rodeia.

Então, a Clareza, Foco, Conexão através de pontos opostos que são corporizadas com duas “histórias” anteriores – o silêncio e a falta de estímulos e a intensidade da manifestação das nossa criatividade e personalidade – são metafóricos. Dos “estados” que são importantes serem vividos por todos os profissionais, no âmbito do seu trabalho e da forma como podem acrescentar VALOR.

E, para além do dinheiro, regalias, benefícios e progressão de carreira, as Pessoas nas organizações desejam e precisam, para poderem ser Eficazes e Eficientes, dos seus retiros de escuridão e dos seus eventos de dança organizacionais.

E para isso, é importante, como Organização, termos a capacidade de juntar talentos, especialidades, experiências. Para se imaginar uma visão comum humanista sobre o trabalho e negócios para se poder criar, iterar e fazer evoluir uma EVP – EMPLOYEE VALUE PROPOSITION.

// EMPLOYEE VALUE PROPOSITION – O QUÊ E PORQUE É IMPORTANTE

O EVP é basicamente todo o conjunto de sensemaking, reflexões, insights, decisões, definição de ações e processos e respetiva execução que leva a que um profissional, quer trabalhe dentro ou fora da tua organização, possa conhecer de forma concreta e emocionalmente impactante a resposta estas questões:

  • O que faz da tua empresa um lugar especial/fixe para trabalhar?
  • O que ela oferece às Pessoas que a diferencia das outras empresas?
  • O que a Organização espera dos seus profissionais, a nível relacional, emocional e de conhecimento/experiência?
  • Como podem as Pessoas crescer aqui nesta empresa (crescer profissionalmente também pode ser para os lados). ?

A Gartner define o EVP como “o conjunto de atributos tangíveis e intangíveis que definem o valor que os potenciais candidatos e colaboradores atuais ganham através da colaboração numa determinada organização“.

Em termos mais simples, EVP tem tudo a ver com o compromisso (ou falta dele). É tudo o que uma organização faz para atrair, recrutar e manter os melhores talentos.

E alinhar toda a sua riqueza com os fluxos de trabalho, colaboração, criação e entrega de produtos e serviços. Após uma pesquisa que realizei sobre o tema e claro procurando imagens, infografias e visuals que tornem estes conceitos mais concretos e intuitivos, cheguei à conclusão de que, mais coisa menos coisa, existem 5 dimensões chave do Employee Value Proposition:

DIMENSÕES DE UMA EVP

REMUNERAÇÃO

Esta é obviamente a parte mais visível do valor percepcionado que um profissional recebe da sua organização. O mundo ainda se move através do dinheiro, sendo que se repararmos, este é “meramente” um acordo tácito entre muitas pessoas.

Eu e tu, perante uma nota de 20€ concordamos que a nota “vale” 20€ e concordamos que com essa nota podemos adquirir uma “gama” de produtos e serviços. Quando esse acordo deixar de existir, vai ser bonito. ?

É esperado que, à medida que as responsabilidades, experiência e conhecimento evoluem, que a remuneração evolua também.

BENEFÍCIOS

Benefícios adicionais podem fazer com que a EVP de uma organização realmente se destaque. Vantagens e extras exclusivos demonstram aos profissionais que a tua organização está a valorizar (= cuidar) mais de ti do que todos os outros estão a fazer. A palavra-chave aqui é CUIDAR.

Tempo para desenvolver side projects, folgas remuneradas (férias, baixas, “dias ou semanas sabáticas”), seguros de vida e acidentes e benefícios de saúde, odontológicos, de reforma, de propinas e de invalidez são alguns exemplos.

Aqui o importante é a forma como os profissionais se sentem cuidados, protegidos, “livres de preocupações” que afetem a saúde e equilíbrio mental e emocional próprios e dos seus mais próximos de forma a serem Eficazes e Eficientes, com Performance e Equilíbrio.

EVOLUÇÃO PROFISSIONAL (ALGUNS AINDA CHAMAM DE DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA) ?

Esta componente engloba diferentes fatores que afetam a evolução/estabilidade (conforme o perfil do profissional) do percurso profissional. Estou a falar de oportunidades para o seu desenvolvimento e progresso. Tais como treino, formação e educação profissionais e executivas, mentoria, Coaching, avaliação e feedback, etc.

Os profissionais investem em organizações que investem nelas

Normalmente, embora as coisas atualmente estejam um pouco mais voláteis, se as organizações os ajudarem a crescer e se desenvolver, os profissionais permanecerão mais tempo e alcançarão mais.

WORKPLACE

A forma como trabalhamos é tão importante como as recompensas. Um ambiente de trabalho positivo, aberto e inclusivo vale muitos euros ao fim do mês e é essencial para que os profissionais se sintam valorizados, alinhados e produtivos.

O equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, o reconhecimento pelo bom trabalho e o sentido de propósito inspiram os colaboradores a trazerem o seu melhor todos os dias.

Isto engloba diferentes fatores que constituem um ambiente de trabalho positivo. Desde uma compreensão clara do papel e das responsabilidades dos colaboradores até um equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal. Fatores importantes são também o sentimento de autonomia e realização pessoal e o reconhecimento.

CULTURA

Muitas vezes, o maior diferencial entre as empresas é a sua cultura. Todos querem trabalhar numa cultura autêntica e inclusiva, onde os profissionais possam trazer seu verdadeiro eu todos os dias. Onde sejam QUEM SÂO naquilo que fazem! ?

Liderança e Management transparentes e com accountability, enquadradas com uma missão, visão e valores claros (que podem ir sendo alteradas ao longo do tempo) e que reflitam as filosofias pessoais e coletivas dos profissionais são muito valorizados! Esta componente engloba diferentes fatores que constituem uma grande cultura empresarial, que é composta por relações positivas com colegas, gestores e líderes da empresa, e caracterizada pela confiança, colaboração, espírito de equipa e apoio.

EVP COMO FATOR DE IMPACTO NO NEGÓCIO, PESSOAS, PARTES INTERESSADAS

// EVP – IMPACTOS NAS PESSOAS E ORGANIZAÇÃO

A lealdade profissional não é uma questão de sorte, é uma questão de pontos em comum, em perceber o outro e nutrir essa relação profissional, por “ambas as partes”. Basicamente tem todos os condimentos de uma outra relação pessoal qualquer. ?

Existe um movimento imparável no sentido da remoção do estigma associado à mudança de trabalho com frequência. Se queres desenvolver-te ou encontrar um novo desafio mudando de carreira, estarás em boa companhia e terás sempre organizações onde o podes fazer.

As pessoas estão a sair das suas organizações devido às suas lideranças, foco nos objetivos a todo o custo, questões éticas e nem tanto pelo dinheiro, benefícios ou possibilidades de evoluir verticalmente na carreira.

É importante criar as condições para acolher a diversidade e curiosidade de caras e ideias novas, ao mesmo tempo que essas pessoas são recebidas por outr@s que já conhecem a organização e negócio.

Esta mescla de frescura e experiência é fundamental.

Para aqueles que estão a ler o artigo e cujo foco mais natural é o binómio t,€ – tempo e euros ?, há muitas pesquisas para mostrar um impacto positivo de uma EVP criada e implementada com cabeça, coração e intestinos:

  • As equipas envolvidas alcançam uma rentabilidade 21% superior e uma produtividade 17% superior;
  • Uma classificação de clientes 10% superior em comparação com as equipas “descomprometidas” com o valor proporcionado pela organização;
  • Além disso, as empresas com um forte EVP e employee branding veem uma redução de 28% nas taxas de rotatividade de pessoal.
  • Uma EVP atraente em todas estas dimensões pode reduzir os custos por nova contratação até 50%.

// CODA

O Employee Value Proposition é mutável e precisa acompanhar o crescimento e amadurecimento da organização. Tu, a tua equipa, líderes, colegas devem avaliá-la regularmente e, se necessário, iterar! 

Infelizmente, esta temática ainda não é patrocinada de forma inequívoca e estratégica pela maior parte da liderança e gestão. Está muitas vezes alocada a um trabalho e impacto mais estanques das áreas do Desenvolvimento de Pessoas e muitas vezes nem isso.

Na maior parte dos casos, esta EVP é vista apenas pela perspetiva da remuneração e benefícios. Esta visão é limitada é míope! A EVP é responsabilidade de todos na organização.

Para dar resposta aos problemas, oportunidades, disrupções, complexidade e aso VUCAS e BANIs da VIDA, as organizações precisam de malta talentosa – a nível emocional, relacional e conhecimento/experiência.

Para isso é preciso, como Organizações criarmos Auroras e Ocasos profissionais para as nossas Pessoa. Como momentos para pensar, refletir, observar e processar, momentos para decidir, imaginar, criar, construir executar e entregar.

Pode não parecer, mas são estas atividades de “ausência de sentidos” e manifestação intensa que irão trazer a inovação, a sustentabilidade e o equilíbrio para o teu trabalho, colaboração, produtos, serviços que tu e a tua organização entregam às Pessoas e Mundo!

Na segunda parte deste artigo vou partilhar contigo as etapas-chave para o design, definição e implementação de uma EVP e como abordagens para a Evolução das Pessoas, Inovação e Criatividade e Cultura e Workflows podem tornar tangíveis os impactos deste Valor nas tuas Pessoas e Organização.

Obrigado, Abraço e Fica Bem,

H

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