Wu-Wei, os nossos 3 Cérebros e a “Great Resignation” (Parte 1)

Wu-Wei, os nossos 3 Cérebros e a “Great Resignation” (Parte 1)

Wu-Wei, os nossos 3 Cérebros e a “Great Resignation” (Parte 1)

835 580 Hugo Gonçalves

No sentido mais profundo, Wu Wei quer dizer que, nas nossas decisões, não devemos fazer nada contra nossa autoridade interior, o Tao

Theo Fischer

Wu-Wei, os nossos 3 Cérebros e a “Great Resignation” (Parte 1)

Inspirado por algumas conversas e eventos reais das últimas semanas, que por sua vez me levaram para a reflexão e imaginação mais etérea do costume, este artigo mistura taoísmo através do Wu-Wei, os nossos 3 sistemas nervosos inteligentes e o fenómeno da transformação do que é o trabalho, do seu conceito e materialização no dia-a-dia futuro denominado de Great Resignation.

Vamos então por partes ? (nesta primeira parte do artigo vamos predominantemente abordar a questão do Wu-Wei).


WU-WEI

Descobri o conceito de Wu-Wei há alguns anos, no seguimento do meu interesse pelas reflexões e formas de vida mais contemplativas.

Considero que são uteis para equilibrar as dimensões mais agitadas, diretas, materiais deste nosso mundo líquido e de lidarmos com o formato interior e exterior da “tecnologia” mais complexa que conheço – o Ser Humano. ?

De uma forma objetiva, Wu-Wei significa – em chinês – não fazer, “não fazer nada”, “ação sem esforço”, a espontaneidade alinhada com o momento;

Sim, parece um paradoxo.

Mas na verdade Wu-Wei não significa não agir, significa “ação sem esforço” ou “ação sem ação”.

Tem a ver com o foco, espontaneidade, fluxo, leveza, paz que sentimos e que manifestamos com as Pessoas e Mundo, nos momentos mais desafiantes ou a executar as tarefas mais frenéticas com a máxima habilidade e eficiência.

Quando conseguimos navegar no Wu-Wei – ter acesso à ação espontânea ou à não-ação, entramos num registo de soberania pessoal, de manifestação dos nossos recursos e melhor interação com os outros.

Os taoistas chamam a essa “vibe” o “de” – as pessoas genuinamente gostam de nós, confiam, sentem-se seguras e relaxadas – Somos assim manifestações da Confiança Criativa e da Segurança Psicológica.

O VIÉS DA AÇÃO

Sempre fomos levados a crer que aquilo que precisamos, desejamos ou aspiramos só consegue ser alcançado com trabalho (acredito piamente nisto), planos e lógica (aqui já nem tanto) e com ações e ações e mais ações (aqui acredito na materialização disto na forma como está apresentado na citação do início – “ações de encontro à nossa autoridade interior)”.

Temos um viés sobre o facto de que, para cada evento/acontecimento, tem que existir uma ação. Pois, mas não! ? 

Muitas pesquisas, reflexões, metodologias e evidências da ciência e da contemplação já dissolveram este mito.

Mas acho que o melhor exemplo que posso dar é o do… guarda-redes de futebol e dos penalties. ?

Normalmente, a abordagem dos guarda-redes é escolher/adivinhar um lado e depois enquadrarem-se com o movimento, caso a bola vá mais rente, a meia altura ou ao ângulo superior. Os atletas que se atiram para a direita defendem um penálti 12,6% das vezes, os que se mandam para a esquerda um pouco melhor – 14,2%.

O que os dados dizem é que a eficácia dos guarda-redes iria ser exponencialmente maior se estes ficassem…parados! ?

As pesquisas indicam que estarem quietos iria permitir aos guarda-redes defenderem 33.3% dos penalties. ? Apenas em 6,3 % das ocasiões esta última estratégia é utilizada. Porque os guarda-redes acham que ficar parado num penalti pode ser compreendido como desistência, falta de profissionalismo, falhanço. Mesmo que seja a melhor estratégia!

WU-WEI e LIDERANÇA/MANAGEMENT

Por isso, para um líder, manager, profissional é um verdadeiro definidor de sucesso e equilíbrio saber quando observar, não reagir, não agir e calibrar as nossas competências emocionais, relacionais e de conhecimento para desenvolver essa “ação espontânea” adequada ao contexto. 

Pesquisando um pouco sobre a ligação destas temáticas contemplativas e as Pessoas e Mundo Corporativo, encontrei um estudo catita sobre a interligação de 3 dimensões chave doWu-Wei:

Autocuidado, Fluxo, Expetativas Equilibradas ou Equanimidade  e o papel e desafios de Liderança e Management associados a estas dimensões

Xing and Sims, Leadership, Daoist Wu Wei and reflexivity: Flow, self-protection and excuse in Chinese bank managers’ leadership practice

WU-WEI NO TEU DIA A DIA PROFISSIONAL

1. Marca Reuniões Contigo Própri@

Pelo menos 15 minutos por dia, se conseguires um pouco mais será fantástico. No início do dia ou no final.

Pensar e Sentir, Refletir e Imaginar, ter consciência das lições aprendidas e assumir ações e hábitos para fazer acontecer de forma diferente ou escolher não agir no futuro, tudo isso tem impactos na nossa performance profissional. 

Porque isso traz critérios, qualidade nas decisões, coragem para as colocar em prática e resiliência para lidar com isso. Também traz a paciência e serenidade adequadas para melhor podermos “tolerar” a espera quando escolhemos esperar ou não intervir. 

Algumas questões interessantes para materializar isto (para ti própri@, colegas, equipas):

  • O que aprendi hoje?
  • Qual é a coisa mais importante para me concentrar esta semana que me vai levar aos objetivos, metas, resultados?
  • O que preciso de deixar cair ou parar em resultado do que aprendi hoje?
  • Com esta escolha à minha frente neste momento, como posso alargar as minhas opções?

2. Incluí “Wu-Wei” – Não Fazer Nada

Da próxima vez que tu, os teus pares e/ou a tua equipa criarem a lista das opções para “atacar” determinado problema, coloca em cima da mesa a questão – “O que acontece se não fizermos nada?”

Independentemente do tipo de consequências e possibilidades que isso implica, quase que garanto que vai trazer Verdade

Pois as causas sistémicas das Pessoas e Organização associadas a esses problemas vão surgir, trazer ao de cima a verdadeira realidade e de alguma forma isso é o melhor ponto de partida para conseguirmos materializar a Responsabilização Compassiva.

3. Cria o Melhor Equilíbrio entre Fazer e SER

Como líder, manager ou profissional, a forma como fazes os outros sentir tem impacto na sua motivação, foco, performance e evolução.

“As pessoas podem esquecer o que disseste, as pessoas podem esquecer o que fizeste, mas as pessoas nunca vão esquecer como as fizeste sentir.”

O teu foco deve ser mais sobre partilhar uma visão integradora, que faça sentido às pessoas como colaboradores, mas também válida para os clientes, escutar, capacitar, apoiar, treinar, proporcionar direção e facilitar momentos de autonomia. 

Quanto tempo da tua semana utilizas para isto? Como é que podes equilibrar esta balança? ?

4. Pratica a (Auto) Liderança Existencialista 

Que ruído, mitos, busyness podes retirar da tua vida?

Em vez de te focares em fazer tudo, foca-te em fazer com competência e excelência aquilo que realmente deve ser feito por ti.

É muito importante concederes a ti própri@ uma espécie de permissão de imperfeição, de que não é necessário dizer sim a tudo e todos – assim só estamos a promover a dependência e microgestão em vez da autonomia e evolução de nós e dos outros.

5. Dá Espaço! 

Comunica da forma mais clara, verdadeira e alinhada qual a tua visão, o que é importante, quais são os pains&gains dos clientes, sociedade e mundo, quais poderão ser os resultados concretos a atingir e depois…. SAI DA FRENTE! ?

 

O QUE TORNA O WU-WEI ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO?

Os papéis de liderança formal e informal são manifestados hoje em dia através da inteligência social, colaboração, confiança, segurança, transparência e descontração.

O grande sismo relativamente ao ecossistema dos Profissionais e Organizações será o Great Resignation. Este já está em marcha em algumas partes do mundo, irá ter várias formas e manifestações, ainda pouco claras.

Será sem dúvida uma grande transição na forma como as organizações funcionam e estão estruturadas, impactando quem tem papéis de decisão e influência em equipas, processos e recursos.

Quase de certeza, irá implicar uma importante reinvenção pessoal e profissional!

Isso implica que tenhamos que começar a abrir a pestana para os seguintes assuntos:

  • Como posso utilizar os meus 3 sistemas nervosos para poder navegar entre a Ação Espontânea e a Não-Ação Deliberada? E já agora quais são estes 3 sistemas? ?
  • O que é realmente esse possível futuro da Great Resignation, que impactos vai trazer e como que o Wu-Wei e os 3 sistemas nervosos podem ajudar?

Na segunda parte deste artigo irei partilhar os meus “vipes” e propostas para estas duas questões.

Obrigado, Abraço e Cuida-te

HUGO GONÇALVES
Executive Coach | Facilitator | Design Thinker for Organizations | https://www.linkedin.com/in/hgoncalves/     www.knowmad-ventures.com hugo@knowmad-ventures.com 939747990  

    WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com