Quanto mais você gostar de uma coisa, mais terá que trabalhar e se transformar por causa dela
Carol Dweck
Este artigo é inspirado por um conjunto de episódios que têm sucedido nas últimas semanas.
No seguimento de uma “provocação”, ando super entusiasmado (só o uso desta palavra significa que tenho que rever as minhas prioridades nas minha vida :)) com a questão sobre a forma como nós funcionamos aquando de situações de mudança, dúvida ou de contexto complexos.
Quando nos comportamos perante esses desafios, como devemos utilizar os nossos recursos e energias?
- Organizando tudo em gavetas, gerindo ponto por ponto de uma forma racional, cada coisa no seu sítio;
- Ou tentando olhar para o contexto como um ecossistema – um conjunto de metamorfoses e alterações que podem ser despoletadas, outras apenas influenciadas e outras apenas constatadas cabendo-nos a nós definir qual a melhor forma de nos enquadramos?
Costumo dizer que cada Pessoa, Equipa e Organização é sempre um Ecossistema. Pois se existirem alterações, evoluções, abundância ou escassez nesse ambiente, tudo o que dantes era lógico, previsível e as ações habituais deixam de surtir efeito.
No seu livro Mindset: The New Psychology of Success, Carol Dweck apresenta-nos uma jornada sobre como pensamentos conscientes e inconscientes nos afetam e como algo tão simples como palavras, saber aceitar o que não podemos mudar e focar energias naquilo que é mutável pode ter um impacto poderoso em nossa capacidade de melhorar.
O Pensamento Fixo que a Carol Dweck se refere no seu livro são as Gavetas.
- As gavetas, usadas isoladamente, apenas servem para guardar e esconder coisas;
- Gavetas definem padrões e crenças. Criam rigidez e a perceção de incapacidade de lidarmos com várias coisas ao mesmo tempo. Vários sonhos, vários projetos, vários desafios, várias soluções;
- Nas Gavetas jogamos sempre com o mesmo baralho de cartas;
- Satisfazemo-nos com o supostamente verdadeiro e já provado, em vez de procurar novas experiências;
- Tudo é estruturado e imutável;
- Alterações são “terramotos”;
Ao pensamento Evolutivo ou Crescente eu faço a conexão aos Ecossistemas.
- Em primeiro lugar, nos Ecossistemas jogamos poker, onde cada evento é uma mão ou jogada onde temos acesso a cartas diferentes, ou temos que utilizá-las de forma diferente;
- As pessoas com mentalidade Ecossistema parecem ter um talento especial para converter os retrocessos da vida em sucessos futuros;
- A mentalidade de Ecossistema cria uma paixão poderosa pela curiosidade e conhecimento e pelo mix de vários assuntos;
- A Volatilidade, Improviso, Agilidade, Curiosidade e Saber perceber que não preciso fazer TUDO – AGORA e aceitar isso são trunfos fabulosos para nossa vida pessoal e profissional.
Como referiu James Baldwin,
Nem tudo o que enfrentamos pode ser alterado. Mas nada pode ser alterado enquanto não for enfrentado
Fechados nas nossas Gavetas não podemos enfrentar o Mundo. E criar o nosso Ecossistema no qual estaremos alinhados com os nossos valores, princípios, sonhos e surpresas (ou desafios e aprendizagens).
Para depois mais tarde começar tudo de Novo. Um Campeonato sem Fim!
Sou muito grato à “Provocação” que levou a este artigo!
Obrigado e Abraço,
Hugo