O Modo Avião

600 700 Hugo Gonçalves

Tem sido um dos meus mantras – o foco e a simplicidade. O simples pode ser mais difícil que o complexo: tens que trabalhar no duro para chegares a um pensamento limpo que possas tornar simples. Mas no final vale a pena, porque uma vez que lá chegues, podes mover montanhas.
Steve Jobs

Perceba em profundidade que o momento presente é tudo o que alguma vez terá. Torne o Agora no foco principal da sua mente.
Eckhart Tolle

 

Viver no Agora é cada vez mais importante. Isso não significa olhar para tudo e todos agora. Significa parar, colocarmo-nos num papel de observador e aceitar qual o nosso Agora, para depois podermos em consciência e utilizando todos os nossos recursos definir quais as prioridades e agir.

Embora o início deste artigo pareça algo espiritual, o rumo que ele vai tomar será totalmente business e organizacional.

Nos últimos tempos, devido ao ritmo de trabalho, viagens e novos projetos que estão na calha, está a ser difícil cumprir alguns pressupostos que considero importantes para a minha atividade profissional. São disciplinas que defini como sendo muito importantes para mim para manter o foco e a melhor interação entre a Pessoa e o Profissional.

Parece que vezes nos sentimos envolvidos numa perceção de tempo diferente da que conhecemos, onde estamos a “navegar” em vórtices, sem grande controlo dos acontecimentos.

Foi num desses dias onde me senti “dentro de uma máquina de lavar roupa, em modo de centrifugação” que tomei consciência que algumas atividades como escutar mais os clientes, ser curioso e procurar novas coisas, estar realmente “presente e em flow” estavam a ser atingidas de uma forma menos fluída e com muito maior esforço.

Ao mesmo tempo que procurava soluções, estava com o telemóvel na mão, qual vício, a ver se alguém me tinha mandado mensagem ou se tinha caído um email nos últimos 10 minutos. E olhando para o ecrã e menus, um símbolo chamou-me à atenção:

 

 

Hummm, como é que isto me pode ajudar?

Quando estamos no avião, por muitas urgências que existam, por muita vontade ou hábito de estarmos ligados, nada feito. Temos que Parar e Esperar!

E experimentamos dormir, ler, conversar, pensar na vida, escrever. Experimentamos estar em contacto com as nossas inteligências múltiplas. E é essa a proposta que faço hoje – como podemos obter vantagens em utilizarmos o modo avião em terra firme.

Fui pesquisar sobre quais as aplicações desconhecidas de utilizarmos esta definição no nosso telemóvel. Logo percebi que metaforicamente estas funcionalidades/dicas provavelmente desconhecidas irão servir o propósito da minha partilha.

 

1 – Recarrega a bateria (da Pessoa) mais rapidamente

Mesmo nos nossos momentos de carregar de baterias, o facto de estarmos conectados ao “mundo” e escolhermos permitir que esses momentos sejam interrompidos acaba por causar emoções de desgaste e frustração. Todos temos um modelo 24/7 de segmentação de atividadades e descanso que integra a disciplina e a recompensa com ciclos R – recuperar, recarregar, rever, realimentar, reforçar.

 

2 – Reduz o consumo da bateria (da Pessoa)

Ao definirmos que durante uma determinada fatia de tempo, o nosso foco terá que estar ligado em atividades de:

  • planeamento;
  • estratégia;
  • escuta ativa;
  • imaginação de novas possibilidades,

estamos neurologicamente e fisiologicamente conectados com competências e skills muitos transversais e atingimos um estado de flow – momentos de inconsciência consciente onde conseguimos atingir um estado de foco e satisfação elevadíssimos pela tarefa que estamos a realizar.

 

3 – Impede a chegada e visualização de spam (mensagens e emails)

Auto explicável 🙂 No contexto de Liderança, Gestão e Organizações, correto?

Toda a informação, contactos, diálogos, conteúdos e conversas que temos são realmente necessárias? Têm diretamente a ver connosco? São realmente importantes e urgentes para mim? Para os outros?

 

Estou a sugerir aos clientes e participantes dos meus projetos que se atrevam a colocar os seus gadgets em modo avião.

Apesar do arrepio de frio e incredibilidade que normalmente surgem perante a minha sugestão, as pessoas alinham e sentem e partilham que estiveram mais:

  • presentes;
  • focadas;
  • criativas;
  • empáticas;
  • com mais paciência e tolerância para argumentar;
  • com uma energia mais positiva a nível da definição do que pode ser feito e de como todos podem ajudar.

 

Tudo Lucro, na minha opinião!

 

Obrigado e abraço,
Hugo

    WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com