Design de Negócios

Design de Negócios

1300 812 Hugo Gonçalves

“You cannot discover new oceans unless you have the courage to lose sight of the shore” [Andre Gide]

Quantos de nós, ao longo da nossa vida profissional, não nos deparamos com a necessidade de criar novos processos, modelos de negócio e estratégias? Realizamos essas actividades com o intuito de optimizar actividades internas, reduzir custos e eventualmente alinhar os nossos produtos e serviços com as necessidades e expectativas dos clientes. Certamente vivemos casos de sucesso, mas certamente também em alguns casos tudo o que obtivemos desse esforço foi um conjunto de estratégias, fluxogramas, gráficos e powerpoints, sem aplicabilidade operacional.

Inovar pode ser simplesmente avaliar, desenhar, criar e materializar internamente produtos e serviços a uma velocidade maior daquela que rege exteriormente as nossas vidas.

A Inovação está normalmente associada à criação de novos produtos e serviços que, de uma forma diferente, e muitas vezes através da inovação aberta (colaboração entre várias “competências”), proporcionam aos clientes e utilizadores o seguinte Valor:

  • Ajudar os clientes|utilizadores a realizarem as suas funções;
  • Ajudar os clientes|utilizadores a resolver um problema;
  • Proporcionar uma experiência sensitiva;
  • Hoje em dia, as organizações começam a colocar no mercado produtos e serviços que de facto são inovadores e permitem interagir com os clientes e utilizadores de forma a que se alcancem os resultados atrás descritos.

Um contexto onde ainda existem bastantes oportunidades para inovar é no Design do Negócio (Business Modeling). Óptimos produtos e serviços, devidamente suportados por uma comunicação eficaz podem não obter os resultados alcançados nem ganhar a afeição do seu público alvo simplesmente porque não conseguimos ser inovadores na criação do Business Model que sustenta esse Negócio|Organização:

1] Em muitas organizações o desafio não é a falta de ideias originais ou novas possibilidades. mas sim não existir um espaço (de gestão, físico e temporal) nas organizações para que novas abordagens possam “ver a luz do dia”, serem partilhadas, e refinadas para uma solução|abordagem inovadora, alinhada com o Cliente e de Valor adicionado para todos os envolvidos

2] Muitas organizações auto restringem o seu processo de inovação do Business Model porque têm sucesso. Nada de mal em ter sucesso, o problema é quando pensamos que vamos continuar a ter sucesso para sempre com a mesma abordagem. Ilusão total. Outras organizações são por definição, cultura, ou seja basicamente por escolha aversas ao risco e nesse sentido não estruturam as suas Pessoas, Meios e Processos para que as actividades se realizem de forma transversal, tendo sempre um farol que é a Estratégia e no limite a Proposta de Valor que o cliente deseja receber. As empresas e os colaboradores por arrasto tornam-se míopes na questão dos problemas|desafios – Apenas vêm crises onde as vezes apenas estão presentes oportunidades para mudar e evoluir. Por fim, muitas empresas comunicam com os seus clientes mas não os escutam. Materializam nos seus produtos e serviços requisitos verbalizados por clientes e utilizadores, mas falham na performance dos requisitos não verbais (básicos) e nas expectativas de vivências experienciais dos clientes.

No coração de cada Negócio existem 2 elementos essenciais: Uma Ideia e um Plano! Uma ideia sem um plano é apenas um sonho. Um plano sem uma ideia é apenas uma lista. Para que o Negócio cresça, evolua e esteja sempre alinhado com o ritmo das mudanças, temos que ter ambos [idea + plano] a existirem a e a funcionarem de forma simbiótica.

Alex Osterwalder’s “Business Model Canvas” é uma óptima ferramenta de design e modelação de Negócio. Proporciona uma representação visual e intuitiva (através do Visual Thinking) da Ideia e de como a podemos implementar ao nível das Operações. Em suma, permite-nos transformar uma Ideia num Plano e vice-versa, permitindo iterações até encontrarmos a solução mais adequada. O Business Canvas é aplicável a qualquer tipo de negócio ou abordagem empresarial.

Abraço | Hugo Gonçalves

    WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com