Protege a Saúde Emocional da tua Organização

Protege a Saúde Emocional da tua Organização

Protege a Saúde Emocional da tua Organização

1050 700 Hugo Gonçalves

Tu não podes salvar pessoas, tu apenas as podes amar”

Anais Nin

SAÚDE EMOCIONAL DAS ORGANIZAÇÕES

Em conversas informais e formais, tenho recebido de clientes, colegas e amigos muitos desabafos e reflexões sobre a questão de como “gerir” o equilíbrio entre a Força/Confiança vs. Vulnerabilidade/Imperfeições, associados aos papéis de Liderança.

Com este turbilhão todo, para muitos está a custar bastante mostrarem-se “rijos e otimistas” para colegas e equipas, e mal saem desse registo, sentem-se invadidos pela própria necessidade de estarem num espaço de cuidado e vulnerabilidade. 

É um impacto adicional na “saúde mental” dos líderes, managers e profissionais. E consequentemente nas Organizações.

Quero então com este artigo “formalizar” este tema. E reenquadrar as expressões desgaste, doença, desequilíbrio, saúde mental dos profissionais para Saúde Emocional das Pessoas e Organizações.

Poucos mitos são mais perniciosos do que aquele que valoriza os líderes como sendo sempre rijos e confiantes e que não precisam de pedir ajuda. 

Esta pandemia está a expor de forma clara a “gelatina” e incoerências das lideranças musculadas, “carismáticas” e isoladas e a provar as vantagens daquelas que têm a coragem de expor as suas vulnerabilidades, que pedem ajuda, e que percebem que o melhor papel que podem ter é de integradores de equipas e respetivas competências e emoções, não de decisores e executores afunilados. 

Em 2020, deixamos de ter um mundo complexo e incerto – o famoso VUCA – e estamos agora a viver o verdadeiro Caos, que já têm o seu acrónimo ? – o Mundo BANI:

BRITTLE | FRÁGIL

Sistemas frágeis são suscetíveis a falhas repentinas e catastróficas. Ao contrário de resilientes, eles são quebradiços. Estes sistemas são como o vidro de um smartphone, podem ser extremamente resistentes, mas quando quebram…kaput! Os nossos sistemas são frágeis neste momento. Ponto!

ANXIOUS | ANSIOSO

Hoje, a ansiedade está no nível mais alto de todos os tempos, e isso também não é uma novidade. Vivendo num mundo ansioso, estamos constantemente no limite

NON LINEAR | NÃO-LINEAR

Estudiosos e tecnólogos falam sobre crescimento ou mudança exponencial, mas num sistema não-linear, a causa e o efeito estão aparentemente desconectados, e por isso não há uma mudança exponencial. É simplesmente Caótica. Os seres humanos hoje, em termos técnicos, perderam a habilidade de planear e prever. O ecossistema não permite.

INCOMPREHENSIBLE | Incompreensível

Arthur Clarke, autor de 2001: Uma Odisseia no Espaço, uma vez disse “qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia, e as coisas quotidianas agora são incompreensíveis”. Estar vivo no século XXI é confiar em inúmeros sistemas complexos e incompreensíveis que afetam profundamente as nossas vidas

Os mais aptos e equilibrados decisores e influenciadores de uma organização serão aqueles que têm a visão e humildade de potenciar o seu próprio desenvolvimento e o dos outros – eles encontram a sua voz e ajudam os outros a encontrarem a sua.

A palavra chave para esta abordagem de liderança e desenvolvimento de Pessoas é VERDADE. O BANI não permite que seja de outra forma. ?

Pensa no seguinte: andamos a encher a boca para lá e para cá com o “Capital Humano” ? e sabemos que este é o principal diferencial na economia. Mas não basta só a diversidade, o employee experience e afins para de facto tornarmos o trabalho um palco real de equilíbrio, evolução e realização e de segurança das pessoas.

São os temperamentos e as emoções das tuas Pessoas que estão a definir as soluções, impactos, lucro e sustentabilidade da tua Organização. 

Podes estar a viver então uma pandemia paralela na tua organização – que afeta a Saúde Emocional das tuas pessoas. 

Desde a crise sanitária, a indefinição de coisas que tínhamos tão certas como podermos sair de casa quando e para onde queremos, a dificuldade que é para muitos receberem ou darem um abraço (estamos distantes por proteção e amor), trabalho e escolas em modo remoto, etc., tudo isto faz mossa.

Provavelmente em Março tiveste o cuidado de fazer o check-in e apostar em mais conversas com as tuas pessoas e equipas. Mas agora é necessário que invistas ainda mais tempo. Em Abril vivíamos impermanência + expetativa. 

Agora vivemos a possibilidade de a Impermanência ser Eterna.

De forma concreta, cabe-te ser um Líder Agente de Saúde Emocional na tua Organização, qualquer que seja a tua hierarquia ou radar de influência.  E faz parte do descritivo de responsabilidades dos líderes e managers criar um espaço (individual ou coletivo) de abertura, inclusão e segurança, que permita que as Pessoas se levem a elas própria de forma completa para o trabalho.

Então como introduzir nas conversas do dia-a-dia este tópico da Saúde Emocional, que faz tremer as pernas até dos líderes e managers mais corajosos? ?


COMUNICA SOBRE A SAÚDE EMOCIONAL DE FORMA HOLÍSTICA

A primeira fase passa por estar atento, mostrar-te disponível para conversar, escutar e partilhares que essa comunicação só vai até ao ponto que a outra pessoa deseje.

Ao questionares alguém sobre como está a ser trabalhar remotamente em casa, alapado numa cadeira de cozinha do IKEA a trabalhar 10 horas em frente a um computador e receberes a resposta óbvia ?, questiona também como estão as emoções – o que a pessoa sente devido a esta situação e realidade, o que a deixa contente e a sentir que está no bom caminho, e o que a deixa piursa e onde acha que podia fazer melhor.

Partilha até questões tuas, porque normaliza a situação.

Implica alguma vulnerabilidade? Sim. Ou melhor, implica que és um Ser Humano normal. 

Também é provável que possas não ter tido oportunidade de interagir com frequência com alguns colegas. Fica “estranho” lançar logo assim uma conversa de Saúde Emocional certo? ?

Então a segurança psicológica tem de ser construída aos pouquinhos. Sê honest@ e começa com algo do género:

Tenho a noção que anteriormente não tivemos oportunidade de conversar muito sobre coisas fora do trabalho, mas para mim tudo está interligado, e cada vez mais com esta fase. Nesse sentido, conta comigo para te escutar ou partilhar alguma experiência sobre aquilo que possa estar a ser desafiante para ti. Vale?”

NÃO TENTES “CONSERTAR” OU SALVAR NINGUÉM

Como líderes e managers, prosperamos quando navegamos em situações complexas e as conseguimos resolver.

Mas as Pessoas não gostam nem querem ser “consertadas”. Um colega teu que sinta que o vês como “estragado” vai achar que não o consideras capaz, credível e isso pode mexer com a sua confiança e performance. 

todo o suporte que possas, e claro apresenta sugestões quando tal te for pedido pelos outros. Se alguém partilha contigo que está a passar algum desafio ligado à saúde emocional, stress, desgaste, receio, aqui estão algumas questões que podem ser úteis:

  • O que posso fazer de útil para ti neste momento e como posso ajudar a retirar alguma carga?
  • Como posso dar-te suporte sem causar nenhum tipo de sensação de invasão ou ultrapassar os teus limites e conforto?
  • Vamos ver em conjunto o que já tens em ti que vai ajudar a lidar com esse desafio e ver também que outros recursos, decisões, e ações são necessários;
  • ·Já passei por algo parecido, e não querendo obviamente tornar isto acerca de mim, estou aberto a partilhar a minha história e experiência se e quando entenderes útil.

ESCUTA. VERDADEIRAMENTE!

Bernard Baruch disse que as pessoas com mais sucesso e propósito que ele conheceu eram aquelas que escutavam mais e falavam menos. Mas não basta apenas escutar, é necessário estar presente!

Mas isto não é fácil, primeiro porque temos as nossas próprias preocupações. E porque a empatia da presença incondicional é uma habilidade humana incontestável, mas que precisa de ser muito treinada e aplicada.

  • Sê claro contigo e com a pessoa que estás a interagir de que a tua intenção de escuta é para facilitar a consciência ou ajudar em processos de decisão e aceitação
  • Suspende o julgamento, os preconceitos (sobre ti e sobre o outro) estando atento aos teus “pensamentos” de aprovação/desaprovação sobre o que escutas.

Foca-te na experiência e desafio do teu colega, e separa a dela da tua.

Nesta fase normalmente costumo colocar aquela frase “impactante”, mas ao rever o texto parece-me que já consegui transmitir o que queria. 

Deixo para ti a parte da implementação e do Impacto, se aquilo que partilhei te fizer sentido. ?

Obrigado, Abraço e Cuida-te

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