Short Stories Series | Líderes pelo Exemplo

Short Stories Series | Líderes pelo Exemplo

Short Stories Series | Líderes pelo Exemplo

441 407 Hugo Gonçalves

Líderes pelo Exemplo

Falamos muito de verdadeiros líderes. Fala-se muito na liderança pelo exemplo. A grande questão é que muitas vezes faltam os exemplos que validem esse consenso. Ações que sustentem as palavras.

Em 1985 uma produtora cinematográfica que passava por bastantes dificuldades financeiras contratou um novo CEO. Num esforço destinado a reduzir de forma rápida e drástica os custos, o novo presidente pediu a dois directores de divisão, Ed e Alvy, para iniciarem um processo de layoffs. Estes resistiram argumentando que o maior valor da empresa eram as pessoas, a sua paixão e a sua criatividade e que não fazia sentido recuperar uma empresa dispenando o seu maior activo e vantagem competitiva. O CEO não foi sensível a estes argumentos e fez um ultimato. Nos próximos dois dias teria que ter uma lista com o nome das pessoas a dispensar.

Quando mais tarde se reuniram, o CEO questionou:

Já definiram a vossa lista?

Aqui tem, e devo-lhe dizer que até foi muito fácil de criar, tendo em conta o cenário que nos colocou.

O CEO recebeu a lista, começou a ler e um misto de surpresa, inquietação e desnorte apoderaram-se dele.

Na lista existiam dois nomes: Ed Catmull e Alvy Ray Smith!

Mais tarde, Steve Jobs comprou as divisões geridas por Ed e Alvy e juntamente com eles criou a Pixar. Os colaboradores estavam contentes e bastante gratos pelo facto de os seus líderes terem colocados os seus próprios empregos em causa para o bem comum da equipa e da empresa.

O exemplo é sempre a mensagem mais poderosa. Se deseja algo, seja o primeiro a dar o que deseja aos outros.

Abraço,

Hugo

    WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com