ShortStories Series
Um espaço destinado à partilha de shortstories que, principalmente, estimulem a reflexão, a consciência e o prazer do inesperado. Obviamente, com objetivos tão altos, irei recorrer ao génio e frescura de outros ?
Um dia um Líder e gestor decidiu ir fazer uma viagem. Desejava tornar-se possuidor de uma maior sabedoria, serenidade e confiança, mas principalmente gostaria de conseguir sempre evitar tomar más decisões. Ele e a sua equipa não sabiam lidar com um fracasso percecionado e nesse sentido, essa emoção sobreponha-se à tentativa de obter insights e aprendizagens que pudessem levar a resultados diferentes num próximo projeto.
Descobriu uma organização que realizava retiros empresariais, onde estas e outras questões eram discutidas. Para sair da sua rotina, resolveu ir de comboio. Quando era novo, fazia muitas viagens para visitar a sua família e amigos, e desde novo desenvolveu o gosto pelo tipo de viagem ou caminho que permitia estar só, conversar e deslumbrar-se com maravilhosas paisagens.
A meio da viagem, começou a conversar com um dos passageiros do seu compartimento. Era uma pessoa já experiente, viajada e que atentamente escutava as reflexões e desabafos do nosso “explorador”. A dada altura, o Líder questionou o homem:
- Considera-se sábio?
- Sim, tendo em conta a minha definição de sábio, acho que sim. – respondeu o passageiro.
- E como fez para se tornar sábio?
- Fazendo boas escolhas, utilizando o melhor de mim que existia nessa altura.
- Mas como é que se fazem boas escolhas?
- Através da experiência, aproveitando todos os momentos onde as escolhas sejam necessárias e ir afinando a nossa intuição interior e aprendizagem.
- E como se adquire essa experiência?
- Através de más escolhas, que te permitam saber exatamente o que podes fazer de melhor da próxima vez.
Confúcio afirmou que existem três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo. Nem sempre conseguiremos obtê-la através dos dois primeiros. Aceitemos o terceiro quando este for a melhor opção.
Abraço,
Hugo Gonçalves