Liderar é Ensinar e Partilhar!

Liderar é Ensinar e Partilhar!

Liderar é Ensinar e Partilhar!

811 556 Hugo Gonçalves

” Se não sabes, aprende. Se já sabes, ensina.” (Confúcio)

Em alguma altura do nosso percurso profissional, alguém partilhou conhecimento, responsabilidades ou apostou em nós de forma inequívoca. Até dizemos que essa pessoa é o nosso sensei. A tradução literal da palavra é “aquele que nasceu antes”. Se contextualizarmos esta definição para o mundo dos negócios, o sentido da palavra significa “aquele que começou a treinar antes”, ou “aquele que alcançou a mestria antes” ou ainda “aquele que experimentou antes dos outros”.

Muitos gestores e líderes não tiveram a oportunidade de aprender a ensinar, de desenvolver as competências necessárias para poderem ser melhores formadores internos das suas organizações, das equipas e dos colaboradores.

Reconhecem valor neste processo, mas assumem oportunidades de melhoria no planeamento, execução e principalmente no follow-up das mesmas. Admitem que ter uma equipa preparada (conhecimento e atitudes) permite libertar tempo e recursos para outras actividades e reflexões, mas de alguma forma não conseguem encontrar o tempo necessário para se dedicarem ao desenvolvimento profissional das suas equipas.

Uma gestão intermédia fortíssima (um paralelo da classe média|alta na economia) e um conjunto de colaboradores preparados são o pilar da prosperidade de uma organização.

Ao nível do desenvolvimento do capital humano, estamos a falar em dois níveis de actuação:

  • Ao nível intelectual, a transmissão de competências técnicas, de planeamento e objectivos;
  • Ao nível emocional, partilhar o propósito e a importância de determinadas atitudes, comportamentos e valores e de que forma eles nos dirigem para as melhores decisões.

A melhor forma de comunicar é Sermos quem Somos. Nada supera a naturalidade de partilharmos o que sabemos e o que vivemos. Porque falamos com a honestidade da experiência e com a criatividade das histórias ou metáforas que utilizamos.

Para uma equipa de gestão ou liderança de topo, best training&sharing = best results!

Refinar as nossas competências de comunicação e partilha de conhecimento é, no contexto profissional, contribuir para o desenvolvimento do capital humano dos nossos colegas e colaboradores, com ganhos fabulosos para todas as partes. Assuma o papel de sensei.

É o melhor tributo que pode oferecer a quem apostou em si!

Abraço | Hugo Gonçalves

    WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com