QUIETUDE para a Performance Profissional

QUIETUDE para a Performance Profissional

1920 1080 Hugo Gonçalves

Logo que numa Inovação nos mostram alguma coisa de antigo, ficamos sossegados

FRIEDRICH NIETZSCHE

QUIETUDE para a Performance Profissional

Durante vários dias, o tema destinado ao artigo desta semana era sobre…Donuts! ?

Sim, eu sei, parece exótico, embora já tenha relacionado coisas mais estranhas com as Pessoas e as Organizações.

No entanto, algumas conversas com colegas, clientes e amig@s, conversas essas que eram transversais nos seus contextos, mas nucleares na essência e ideias-chave, fizeram com que um outro assunto se tornasse merecedor da minha viagem habitual na maionese a explorar relações e imaginar possibilidades, como tento fazer nos artigos do blog.

E esse tema é a Quietude!

Durante estas férias onde, como partilhei no artigo anterior, andei sem computador e telemóvel a moer-me o juízo e andei solto e a vaguear por várias experiências de presença e conexão com as Pessoas, com a Natureza e com o Silêncio.

Sermos mestres na Manifestação e Vivência da nossa Quietude Profissional é podermos viver a nossa Primeira Pessoa Profissional. Numa altura onde cada vez mais temos de nos adaptar, é importante reconhecermos como o podermos fazer, mantendo e potenciando os nossos valores, aspirações e recursos inatos e mais naturalmente desenvolvidos e enquadrá-los com o que as organizações precisam de “Sentir”, “Fazer” e “Comunicar” para criarem o melhor Impacto para as Pessoas e Mundo.

Mas a Quietude é uma palavra que representa um Caminho. É simultaneamente um mindset e heartset.

Nós, líderes, gestores e profissionais, necessitamos de alguma Quietude. O mundo à nossa volta aparentemente não. ?

Na nossa vida profissional e pessoal enfrentamos desafios, valores, objetivos que competem entre si, a nível de prioridade e na possibilidade de serem existirem de forma simultânea.

Nesse turbilhão – e cada um de nós sabe qual é o seu ? – a Quietude funciona como um “local” onde estamos presentes (in) e somos observadores (out), tudo ao mesmo

Os apreciadores da teoria da relatividade de Einstein ou do filme Interstellar sabem a que me refiro com estas duas perspectivas aparentemente impossíveis ocorrem ao mesmo tempo. ?

Todos nós já vivemos a Quietude, que são os momentos de um vazio inteiramente preenchido pela certeza e convicção que sentimos imediatamente a uma epifania, a uma consciencialização ou naquelas decisões e ações “validadas” pelos nossos 3 Cérebros.

Nada nem ninguém poderá influenciar essa certeza!

Para conseguirmos navegar neste estado de clarividência profissional, é importante imergirmos e realizarmos o nosso próprio caminho em 3 dimensões: MENTE, CORAÇÃO E CORPO ?

// QUIETUDE PROFISSIONAL – O QUE SIGNIFICA

Então, andam os cientistas à procura da computação quântica e afinal, se pensarmos bem, já a temos no interior de nós. Absorvemos uma quantidade absurda de estímulos e informação que vem de fora. 

E obviamente processamos uma quantidade ainda mais absurda de pensamentos, conhecimento, recordações, crenças e viés gerados e imaginados internamente.

Ora isto é dose e se dedicamos a nossa energia e tempo apenas a processar isto, certamente como líderes, gestores e profissionais, algumas das seguintes coisas irão escapar do nosso radar:

  • Perceber o que está a acontecer no ecossistema do meu negócio, função, produtos e serviços;
  • Reconhecer o que está a acontecer às necessidades e expetativas dos clientes;
  • Não captar o pulso à minha organização, equipas, colegas;
  • Todas as consequências e riscos dos pontos anteriores. ?

Se há coisa que deixa a nossa mente e emoções piursas ? é a falta de certeza e respostas.

Porque isso implica aguardar numa sala de espera onde apenas existe o desconhecido. Isso traz medo, insegurança, desconforto ou percepção de que não estamos a “fazer” nada.

Isso cria pontos cegos no reconhecer o que realmente está a acontecer e o que é verdadeiramente importante.

A QUIETUDE Profissional é a “atmosfera respirável” que permite a manifestação da Métis – o mapa mental e emocional da nossa própria realidade.

É o nosso um grupo de habilidades práticas e sensibilidade que nos permitem prever/sentir mudanças. Reconhecemos o contexto geral de uma situação, mas também as propriedades particulares da mesma.

// QUIETUDE PROFISSIONAL – O QUE IMPLICA

Assim sendo, torna-se importante, em primeiro lugar estares PRESENTE. Estares mesmo lá, quando lês um e-mail, falas com um colega, quando executas, validas ou crias algo.

Estar presente é fazer o contrário do que quase todos nós já fizemos – chegar a um sítio e imediatamente procurar o melhor lugar para fotografar?.

Em vez de o sentirmos, comtemplarmos, absorvemos a magia do local e deixar que a mesma comece a entranhar-se pelas nossas sensações, trazendo ao de cima emoções como alegria, felicidade, relaxamento.

Outras competências como conhecimento, experiência, intuição, criatividade, clareza de decisões, saber comunicar de forma clara e empática e saber colocar questões só se manifestam completamente quando estamos em presença e Quietude.

Podemos ver isto também pela perspectiva da DIETA (ou inputs). Escolher a informação que recebemos e qual é a importante também pode ser diferenciador. 

Napoleão, que na maioria das coisas não serve de exemplo para nada ?, pedia à sua equipa para o acordar apenas se existissem más notícias. Deixava propositadamente cartas por abrir durante 3 semanas porque se fosse algo mesmo urgente viriam outras cartas ou avisos. Se fosse algo gerível e pouco importante, alguém o iria resolver ao ver que não resposta alguma chegaria. sem a sua intervenção.

Basicamente o truque aqui é assumirmos a nossa estupidez e ignorância para assuntos irrelevantes. ?

Todos nós precisamos na nossa Quietude pessoal para lidar com o caleidoscópio de temas, desafios, decisões, temáticas, pessoas, tecnologia no âmbito profissional e das organizações.

É impossível fazê-lo sem algum tipo de FILTRO, seja a delegação e autonomia, não querer fazer e estar em tudo ao mesmo tempo, e reconhecer quais são os 20% de coisas que fazes e sabes que irão dar origem a 80& dos impactos e resultados que pretendes

Isso também implica ABRANDAR e também usar outro brinquedo giro que nos ajuda a colocar em prática a Quietude – o SILÊNCIO. Atenção que silêncio não é a ausência de ruído, é um estado onde o nosso próprio ruído não impede que possamos estar atentos e compreender o que realmente está a ser emitido por nós e pelos outros.

Nos meus workshops, as atividades mais desafiantes são aqueles que envolvem lidar e gerir os silêncios. 

Nas sessões de Coaching também. A questão é que em silêncio, surgem mensagens, sinais, evidências que nos ajudam a perceber como melhor posso perceber o que realmente se está a passar e como isso me pode fazer melhor colega, líder, membro de equipa.

São os suspiros, a forma como o corpo se movimenta, o local para onde as pessoas olham, quais os músculos e zonas do corpo que se apertam e as que descontraem.

Tudo isto é tão rico e tão necessário para os papéis de desenvolvimento que todos os profissionais atualmente terão de ter – empatia, fazer questões, escutar ativamente e observar o que está a ser comunicado, aferir a sua coerência e verdade e agir em conformidade. Que grande e complexo descritivo de funções. Ufa! ?

// QUIETUDE PROFISSIONAL – O QUE A MATERIALIZA

A Quietude é atingida através de CRITÉRIOS. São os princípios e valores que nos ajudam a tomar a melhor decisão em situações complicadas e quais são as nossas aspirações e como estas se podem materializar no trabalho – sermos Artesãos da nossa Própria Forma de Trabalhar!

Também a TOLERÂNCIA E ACEITAÇÃO (a começar connosco) são boas formas de manter ativa a nossa Quietude. 

Num artigo anterior falei sobre as 4 Qualidades Ilimitadas dos profissionais 720º – bondade, compaixão, alegria e equanimidade – e como estas podem ser skills que até podem não ser requeridas de forma explícita nos habituais posts de recrutamento no LinkedIn ? mas que te asseguro que fazem a diferença no dia-a-dia de uma equipa, cultura ou processos de uma empresa.

Basta pensarmos que em muitos casos, numa mesma empresa equipas que possuem os mesmos processos, recursos, responsabilidades e tarefas obtêm resultados e performance diferentes, e não à custa do trabalhar mais.

Trabalham melhor. Têm melhores relações, melhores conversas, melhor honestidade, melhor respeito, melhor entreajuda, melhor comemoração, melhor empatia, melhor missão comum.

As Equipas são as novas organizações e de nada vale as prepararmos com competências, conhecimento e ferramentas para estas funcionarem de forma alinhada se os respetivos líderes, processos e cultura não estão no mesmo comprimento de onda.

As abordagens contemporâneas da abundância material, picos experienciais e afins construíram uma “necessidade” de mais, de crescer apenas porque sim. Nada é suficiente, nada é adequado para sempre, nada nos consegue alimentar e nutrir de forma constante.

A SATISFACIÊNCIA é a capacidade de encontrar a solução, quantidade, métrica de sucesso pessoal e profissional que te permite ser eficaz, eficiente e deixar-te preenchido.

É conhecer o teu “isto é Suficiente para Eu estar Realizado”.Suficiente = Adequado. Na Dose Certa. É a Abundância customizada a Ti!

EM PRESENÇA SIGNIFICA ESTAR CONSCIENTE E AO MESMO TEMPO DESFRUTAR DO QUE ESTÁ A ACONTECER E O QUE ESTAMOS A SENTIR

// CODA

A Quietude é uma navegação orgânica e contínua na Consciência, Transformação, Ação.

Manifestares a tua Quietude Profissional implica sincronizares Mente, Coração e Corpo, como partilhei no início deste artigo:

  • MENTE – trata de imaginar o futuro, explorar o presente e ecossistemas, definir prioridades e alinhar as competências e talentos próprios e dos outros para se trilhar o melhor caminho;
  • CORAÇÃO – é sobre sentirmos a firmeza, vontade, energia para aceitarmos “enfrentar” da melhor forma possível os desafios e aproveitar entusiasticamente as oportunidades;
  • CORPO – anima o dar forma, o executar, iterar com foco e agilidade simultâneos.

Cabe-nos a nós criar uma tela onde estejam representadas a realidade e a visão positiva das coisas da forma mais concreta possível.


Muito do meu trabalho como facilitador e consultor colaborativo nas áreas de:

passa por dar o melhor para trazer clareza à mente, aceitação para as nossas emoções e foco para a nossa energia de ação no contexto profissional.

Desde ponto de partida certamente surgem aspetos positivos, oportunidades, novas aspirações e potencial para ser transformado em performance, metas e resultados.

Para se materializarem estas coisas todas num registo de Liderança, Gestão e Organizações, continuo a afirmar que uma mescla do Coaching, Design Thinking e Abordagem Agile é um dos Caminhos!

Eu chamo a essa mescla a ENGENHARIA ORGANIZACIONAL.

Obrigado, Abraço e Fica Bem,

H

    WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com