Os 8 Superpoderes do FLUXO (Parte 1)

Os 8 Superpoderes do FLUXO (Parte 1)

Os 8 Superpoderes do FLUXO (Parte 1)

773 580 Hugo Gonçalves

A atividade vence o frio; a inatividade vence o calor; assim, com a sua calma, vai o sábio corrigindo tudo no mundo.

Provérbio taoista

Os 8 Superpoderes do FLUXO (Parte 1)

Se existe palavra que aparece em todos os artigos do blog é FLUXO.

É uma palavra algo etérea, sensitiva, imaterial e, no entanto, é daquelas que me fazem todo o sentido desmultiplicar no dia-a-dia dos profissionais e organizações.

No meu quadro de referência mais pessoal, o Fluxo é uma palavra-chave, que define o estar presente, o desfrutar, o estar em contacto com várias competências, sentidos, possibilidades

A nível profissional e organizacional, o Fluxo significa sermos produtivos com performance e equilíbrio simultâneos e valida a noção de ecossistema que define a abordagem integrativa da Engenharia Organizacional – Desenvolvimento Evolutivo e Síncrono de Pessoas, Equipas, Processo, Negócio, Produtos e Serviços.

Outro dia estava à procura de uma infografia ou imagem para as minhas habituais partilhas no LinkedIn, sobre conceitos, dimensões e reflexões sobre mundo dualista & unitário das Pessoas e Organizações (o paradoxo é propositado).

Numa dessas pesquisas que depois acabou por de facto por se materializar neste post, surgiu-me o FLUX e os seus 8 Superpoderes.

Este conceito foi desenvolvido pela April Rinne, uma Futurista Organizacional com enfoque no trabalho, mudança e transformação, desenvolvimento de pessoas e tudo o que gravita à volta destas temáticas. 

Ela é a autora do FLUX: 8 Superpowers for Thriving in Constant Change. É com prazer que partilho as ideias-chave do livro.

E depois vou concretizar ainda mais (talvez numa segunda parte deste artigo?) como é que estes “superpoderes” trazem alguma ligação entre o que são as Aspirações das Pessoas e o Mundo real e dinâmico e líquido das Organizações e dos Negócios.

// VAMOS APANHAR O HELICÓPTERO do FLUX(O)

A pandemia pode ter acelerado o futuro, mas não o desenhou!

Tudo o que estamos agora a viver a nível de transformação, evolução, implementação nas várias dimensões da nossa vida nos últimos 20 meses já anda a ser falado, testado e implementado em algumas áreas de negócio ou do globo há cerca de 10 anos. ?

Nós somos seres bastante adaptáveis, apenas existe um pequeno “detalhe” – somos supercompetentes a evoluir, a questão é que não o fazemos normalmente de forma deliberada ou antecipada

Somos mais de adquirir um “sentido de urgência” adequado quando somos encostados à parede ou quando acontece algo mais disruptivo. Ou seja, ainda evoluímos e aprendemos muito pela dor. ?

Um dos nossos maiores viés ou ilusões como líderes, gestores e profissionais é olhar para a questão da mudança e transformação e observá-la ao contrário.

Olhamos para esta dimensão como sendo mais externa, mapeável, transformável num processo e transferível para um programa ou plano de ação transformacional.

Com esta abordagem estamos a ignorar os pontos-chave onde se desencadeiam as consciências, recursos, possibilidades e desafios que, esses sim, vão definir os resultados da abordagem acima indicada.

Um dos nossos maiores viés ou ilusões como líderes, gestores e profissionais é olhar para a questão da mudança e transformação e observá-la ao contrário.

Dentro é a palavra chave! Esses pontos-chave são sobre Ti. Estão em Ti. No teu Mindset e Heartset perante a Transformação. 

Quando compreendemos e alocamos clarividência a esta parte interna – a minha própria relação com uma “entidade” denominada transformação/mudança – as dinâmicas externas e as soluções, motivação, resiliência e otimismo realista imediatamente materializam-se.

Vamos fazer uma pausa neste ponto e dar as tuas melhores e verdadeiras respostas às seguintes questões:

  • Vês, sentes a Mudança de um lugar de Esperança ou Medo?
  • Tentas adivinhar e “controlar” o Futuro e tens dificuldades em lidar ou aceitar resultados ou situações que não estavam no plano?
  • Um Amanhã que te é desconhecido excita-te, assusta-te ou revolta-te?

Faz mesmo uma pausa e reflete com carinho e honestidade compassiva a estas questões.

Como foi a experiência, já tinhas pensado na mudança desta forma? Já conversaste ou colocaste estas questões aos teus colegas, pares e chefias?

Se sim, o que te levou a fazer isso? Se não, o que te levou a não fazer isso? ?

// O QUE É O FLUX(O) MINDSET

Fluxo é simultaneamente um substantivo e um verbo. Como substantivo, a sua definição contemporânea mais comum é “mudança contínua”. Como um verbo, o fluxo significa “causar ou aprender a tornar-se fluido”. 


O Flux é um estado de espírito onde abraçamos a mudança como sendo um ponto de partida ou dimensão que leva à integração simultânea de segurança interna e prosperidade e evolução. 

É a capacidade de ver todas as mudanças, quer queiras, esperes, quer gostes ou não – como uma oportunidade, não uma ameaça, e aproveitar os seus tesouros e abundância.

Este FLUX MINDSET é primordial nos dias de hoje. “Amanhã” significa mais incerteza, mais incógnitas, logo mais fluxo. 

// 8 SUPERPODERES FLUX

Os 8 Superpoderes do Flux são disciplinas e práticas essenciais que são adequadas para um mundo em fluxo. São o “como” desse Flux.

Identificar e desenvolver em ti estes superpoderes melhora a tua relação com a incerteza e capacita-te a manifestar-te mais plenamente na vida — mesmo (e especialmente!) quando a mudança te atinge. 

Alguns dos 8 Superpoderes do Flux podem ser mais essenciais para ti do que para outros. Podem ser aplicados tanto a nível pessoal como profissional, tanto individual como organizacionalmente. Estes poderes são basicamente as nossas Inteligências Múltiplas em Ação no Mundo Real.

Fonte: April Rinne – FLUX 8 Superpowers for Thriving in Constant Change

CORRER MAIS DEVAGAR

Para prosperar num mundo acelerado, abrandar o nosso ritmo é o fator crítico de sucesso paradoxal ?.

Somos ensinados que mais e mais rápido é igual ao sucesso, mas neste momento o mundo é mais líquido, ágil e energético do que nós!

Abrandar permite Observar! Observar permite Clarividência. Clarividência leva a Critérios para Boas Decisões. Boas Decisões levam a Agir ou Esperar

VER O QUE É INVISÍVEL

Quando sentes que a vida, trabalho, mundo, lógica estão difus@s, olha e procura o que não vês ou os vazios que podem existir nesse contexto.

Assim terás oportunidade de explorar território ainda não cartografado. Estatisticamente, é quase certo que novas possibilidades e soluções possam surgir. ?

PERDERMO-NOS E VAGUEAR

A melhor transformação e mudança é aquela onde os princípios e aspirações estão definidos, mas onde o caminho está ainda e sempre em aberto.

Procurar deliberadamente o desconhecido, estendendo-se para além da nossa zona de conforto e orientando-nos sem um mapa impulsiona a criatividade e a resiliência.

CONFIAR

Confiar em nós e nos outros é um ponto de partida fundamental para esta abordagem.

Em que dimensões não confias grande coisa em ti? ? E relativamente aos outros?

Consegues basear essas perceções com factos e evidências ou são crenças e interpretações? 

O “SUFICIENTE”

Adoro esta! Alguns autores chamam isto de Satisfaciênciaa capacidade de encontrar a solução, quantidade, métrica de sucesso pessoal e profissional que te permite ser eficaz, eficiente e deixar-te preenchido.

É conhecer o teu “isto é Suficiente para Eu estar Realizado”.

Como humanos somos obcecados por “mais”, mas isso está a deixar-nos infelizes. Quando te esforças constantemente por mais, nunca encontrarás, tens ou serás “o suficiente”.

Mas quando for clarividente para ti o que é para ti a Satisfaciência, começarás imediatamente a encontrar a Abundância.

PORTFOLIO DE CARREIRA

Pensa no que significa um portfolio de investimentos para um investidor, por exemplo – serve para diversificar ganhos e para reduzir os riscos; para um artista, é a curadoria dos seus melhores trabalhos e por consequência das suas competências e originalidade/impacto.

Neste mundo líquido, a forma como olhas para o percurso que fazes no trabalho (leia-se carreira) também deve ter esse grau de ecossistema e riqueza através de um portfolio, e não a linearidade de um caminho. 

SER HUMANO

Explorar novas formas de alimentar a nossa própria humanidade interior e com isso contribuir da melhor forma para a evolução equilibrada e holística do Todo é fundamental. Num mundo com mais automação e robôs, a chave para prosperar é ser ainda mais Humano — e usar a nossa Humanidade para ajudar os outros a encontrarem a sua.

DESAPEGAR DO FUTURO

Para poderes ter acesso ao teu melhor futuro, em primeiro lugar é necessário deixarmos ir o que não nos serve mais.

Aquilo que desejas, planeaste pode não acontecer. 

Navegar entre o Agir e Aceitar adequados relativamente a isto é um passo importante para a verdadeira liberdade e soberania pessoal. Falo por experiência e por workin-progress. ?

// EVOLUÇÃO A 720º

Um Fluxo construído através do trabalho colaborativo das Emoções e Pensamentos é algo brutal. ?

Isto significa basicamente integrarmos da melhor forma as nossas Emoções e os nossos Pensamentos, e sincronizá-los com o contexto, objetivos, atividades, eficácia e performance – Funcionarmos em Modo 720º.

Em muitos casos, as Emoções nem sempre estão de acordo com os Pensamentos e vice-versa. Mas como profissionais, atingir a homeostasia – o Equilíbrio adequado e o Otimismo Realista é, para além um ideal, uma necessidade de robustez no presente e uma ferramenta de preparação do futuro. A Mudança é então um Caminho de Empatia, ao nível dos Profissionais e Organizações!

Nas Pessoas, manifesta-se através da genuína aceitação das mesmas como sendo @s especialistas na sua própria vida e possuindo os recursos necessários para poder realizar o percurso de Consciência, Transformação e Ação – através de Coaching, Mentoring, Self Leadership e desenvolvimento de Inteligência Emocional e Múltiplas;

Na Inovação e Desenvolvimento Organizacional, expressa-se através de uma genuína curiosidade pelos Outros – Pessoas e Mundo, os seus “pains&gains”, as suas aspirações, as necessidades funcionais, emocionais e relacionais que pretendem obter de um produto, serviço, processo – através do Design Thinking, Resolução Criativa de Problemas, Customer Development e Futuring.


Na Cultura e Fluxos de Trabalho, a Empatia representa a sincronização adequada entre competências, prioridades, objetivos, performance e cultura – através do Agile, Design de Equipas e Cultura, Management 3.0, Liberating Strcutures.

Como diz Stephen Fry “Ser humano e ser adulto significa estar constantemente nas garras de emoções opostas, ter diariamente de conciliar tensões aparentemente conflituosas. Quero isto, mas preciso disso. Eu aprecio isto, mas eu adoro o seu oposto também”

Na segunda parte deste artigo apresento as minhas reflexões mais detalhadas sobre como alguns destes superpoderes poderão ter um papel na criação do FLUXO – do teu como Pessoa e Profissional e no da tua Organização.

Obrigado, Abraço, Cuida-te e Bom Feriado,
Hugo

HUGO GONÇALVES
Executive Coach | Facilitator | Design Thinker for Organizations | https://www.linkedin.com/in/hgoncalves/ www.knowmad-ventures.com | hugo@knowmad-ventures.com | 939747990

    WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com