Sensemaking e CTRL+ALT+DEL

Sensemaking e CTRL+ALT+DEL

1050 700 Hugo Gonçalves

A má notícia é que um dia algo bom vai acabar. A boa notícia é que um dia algo mau vai acabar. 

Provérbio Africano

Este domingo estava eu de novo a fazer um dos meus NIKSENS semanais quando dei por mim a sentir emoções contraditórias:

  • Contente por estarem a existir mais pessoas a dedicarem tempo, foco, energia e urgência ao processo de compreender o que se está a passar dentro e fora de nós como líderes, profissionais e organizações – o que denomino de SENSEMAKING – dar algum sentido (não propriamente/totalmente lógico e racional) ao que nos rodeia;
  • Meio perdido porque a quantidade de modelos, canvas e templates que nos podem ajudar neste processo são imensos, apetece-me experimentar e usar muitos nos projetos e clientes, e não é nada difícil perder-me neles, como CanvasAddict que sou ?;
  • E com Energia pois o meu trabalho é integrar e concretizar os dois pontos anteriores e para isso, em “backoffice” técnico, relacional e emocional, quero continuar a desenvolver essa integração em mim.

Num artigo anterior sobre as fenomenais mais valias d@ Líder Incompleto@, tinha referido a questão do Sensemaking como sendo uma abordagem que nos permite navegar no meio do nevoeiro e onde a métrica fundamental é – ontem, hoje e amanhã.

Relembrando, o termo “Sensemaking” foi cunhado pelo psicólogo organizacional Karl Weick, e significa apenas o que parece: dar sentido ao mundo que nos rodeia.

O que mapeamos depende de onde olhamos, em que fatores escolhemos focar-nos, e em que aspetos do terreno decidimos representar. O mapa não é o território. Portanto, Sensemaking é um ato de análise, observação, empatia, imersão.

Pessoas que são fortes nesta capacidade sabem como capturar rapidamente as complexidades do seu ambiente e explicá-las aos outros em termos simples.

Tudo isto é muito bonito, mas como fazemos para levar isto à prática, no que ao Líder, Gestor, Profissional diz respeito? Também na altura sugeri algumas estratégias:

  • Obtêm dados de múltiplas fontes: clientes, fornecedores, colaboradores, concorrentes, outros departamentos e investidores;
  • Partilha o teu sensemaking com os outros. Partilha o que vês e como vês com os outros e vejam que semelhanças e diferenças surgem – são ótimas conversas;
  • Utiliza insights precoces para fazeres pequenas experiências que validem (ou não) esses insights;
  • Já não vivemos no preto ou branco. O mundo hoje é um conjunto de zonas cinzentas e coloridas, que mudam regularmente de forma e cor. Liberta-te dos estereótipos.

O Sensemaking faz parte da Engenharia Organizacional.

Após o insight do Niksen e ao colocar-me no papel de observador, senti que ainda falta aqui algo de mais concreto, que facilitasse a concretização e fruição.

Compreendi que o SENSEMAKING por si só não chega e necessita de uma outra abordagem – o CTRL + ALT + DEL!

Como assim, Hugo? ? Ora vê se isto faz sentido:

 SENSEMAKING

Para existir um verdadeiro Sensemaking, este tem de ser totalmente colaborativo, e materializado de forma individual (interno) e em equipa/partes interessadas (externo)

E sim é possível sermos colaborativos connosco próprios ? – chama-se autoconhecimento, discursos internos, journaling, vaguear.

Organizacionalmente no Sensemaking, existem dimensões internas e externas a explorar.

As dimensões internas podem ser definidas como sendo a forma como as Pessoas e Organizações “funcionam” de forma triangular e orgânica:

  • Controlo;
  • Autonomia;
  • Cooperação;

As dimensões externas podem ser representadas, neste âmbito, como um mimetismo da natureza, ao nível do tipo de ecossistemas que existem no mundo que nos rodeia:

  • Estruturados;
  • Complexos;
  • Caóticos;

Então dentro do possível, a ideia é criar interligações feitas de Bambu entre Controlo e Ordem, Cooperação e Complexidade e Autonomia e Caos.

O Sensemaking Colaborativo é uma prática deliberada, consciente e inclusiva, de Liderança e obviamente Organizacional, para fomentar a compreensão e, portanto, a auto-organização em sistemas adaptativos complexos – ou seja as Pessoas e o Mundo e sua respetiva Interação.

Ajuda as partes interessadas a mapear o seu ambiente, a localizar-se nele, a identificar interdependências e interações, a desenvolver e adaptar modelos mentais, de sonhos e aspirações partilhados, a expressar e alinhar intenções, e assim permitir e coordenar a ação conjunta. Então aqui estamos a falar de Integrar para Conquistar!

CTRL + ALT + DEL

Estando a primeira parte visualmente e emocionalmente clara para todos, segue-se o colocar as mãos e os nossos “chakras” em ação ou pelo menos as qualidades associadas aos mesmos. E toda regulação e evolução pessoal e profissional pode ser implementada com a abordagem CTRL + ALT + DEL. 

LÍDERES, GESTORES, PROFISSIONAIS

Como Pessoas que estamos num registo profissional de Liderança, Gestão ou Execução, muitas vezes temos também momentos de bloqueio, indefinição ou utilização intensiva dos nossos recursos.

É fácil ficar confortável liderando de uma certa forma, e se não tivermos cuidado, podemos descobrir que os nossos métodos estão desatualizados e não são eficazes. 

CTRL — Está na altura de largares o controlo, capacitando e confiando no teu “povo” para fazer o seu trabalho. Eles podem não fazê-lo exatamente como tu farias, mas se eles estão a cumprir os padrões certos, deixa-os adicionar o seu próprio talento criativo ao seu trabalho. Vais descobrir que estarão mais empenhados no que fazem e produzirão melhores resultados.

ALT — Na liderança, não há uma maneira certa de liderar; há muitas abordagens alternativas. A chave é metamorfosear o teu estilo de liderança e abordagem para atender às necessidades da situação. Se estás preso numa rotina e o que estás a fazer não está a resultar, escolhe uma abordagem alternativa. Confiar e capacitar as pessoas em vez de tentar controlá-las, ouvir mais e falar menos, perguntar às pessoas o que pensam em vez de lhes dizer sempre a resposta, conhecer os teus colaboradores como pessoas e não apenas os trabalhadores que aparecem para fazer um trabalho, ou oferecer algumas palavras de louvor por um trabalho bem feito em vez de sermos tão rápidos a apontar-lhes erros. Qualquer um destes é um bom lugar para começar.

DEL — A tecla DEL é a tecla final e mais crítica a pressionar ao reiniciar o computador, e o mesmo acontece ao reiniciar a nossa abordagem à liderança. Temos de apagar regularmente os comportamentos de liderança que já não nos servem. Os tempos mudam, as novas gerações entram na força de trabalho, o clima de negócios evolui constantemente, e é imperativo que os líderes se mantenham atuais e relevantes. 

INOVAÇÃO


Costuma-se dizer que a Inovação termina quando algo se torna rotina, standard ou normal. E ao contrário de muitos que acham que a Inovação é algo eterno, eu acredito que as verdadeiras Inovações – Produtos, Serviços, Organizacionais são aquelas que passados uns tempos se tornam banais. Por muito que isto seja paradoxal, o objetivo da Inovação é tornar-se banal. ?

Mas o normal começa sempre com um sonho, possibilidade, descoberta, serendipity ou apenas sorte. E apesar de não existirem processos específicos para controlarmos tudo isto, nós podemos criar as condições e os ecossistemas adequados para isto. Através de um Mindset, HeartSet, Hands On.


Atenção que a Inovação não tem a ver apenas com imaginar coisas novas, menos óbvias ou disruptivas. Uma das melhores definições que encontrei sobre Inovação foi “parar de fazer coisas estúpidas

CTRL

ALT

  • Imagina, desenha, cria soluções alternativas para o que não está a funcionar ou não dá resposta ao que as Pessoas e Mundo necessitam. Compreende que tudo pode ser imaginado, mas que só algumas coisas vão ser implementadas;
  • Encontra pessoas e perspetivas que possam validar ou desmembrar as tuas ideias. A verdadeira Evolução só existe através da viagem simultânea de exploração e feedback;
  • Procura mentoria nos locais e com as pessoas “menos óbvias”.

DEL

Então o Sensemaking é uma abordagem que pretende criar Confiança e um processo para a construir.

E claro implica uma boa dose de Inteligência Emocional, que é “apenas” uma mistura catita e customizada a cada um de nós de Aspirações, Atenção Plena, Consciência de que Existe Sempre Escolha, Curiosidade pelos Outros e uma Genuína Vontade de fazermos e criarmos algo melhor para Nós e para/com os Outros.

Obrigado e Stay Safe,

Hugo

https://www.linkedin.com/in/hgoncalves/

    WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com